A Câmara Municipal de Viamão – CMV comunica que, após decisão judicial da 1ª Vara Cível da Comarca de Viamão, mantém-se a composição original da Mesa Diretora 2020. Assim, o vereador Xandão Gomes – Republicanos permanece como o atual presidente em exercício do Poder Legislativo viamonense, em substituição ao presidente Dilamar de Jesus – PSB, que está de licença-saúde por 15 dias a contar de 22 de julho.
Mesa Diretora 2020:
Dilamar de Jesus (PSB) – Presidente
Xandão Gomes (Republicanos) – 1º Vice-presidente
Evandro Rodrigues (Democratas) – 2º Vice-presidente
Eraldo Roggia (PTB) – 1º Secretário
Sérgio Ângelo (PV) – 2º Secretário
Em decorrência da vacância do cargo de prefeito após o falecimento do prefeito Valdir Jorge Elias, o Russinho, na última quarta-feira (22), Xandão Gomes abriu a sessão do dia 23 e esclareceu que na ausência do presidente titular Dilamar de Jesus, a sucessão de cargo seria estendida a membros da Mesa Diretora. O vereador Xandão declinou de assumir o Poder Executivo e, dessa forma, o sucessor imediato, vereador Evandro Rodrigues – DEM aceitou assumir o cargo de prefeito.
Vereadores convocaram sessão extraordinária após o encerramento da sessão ordinária do último dia 23 para promover a eleição de novos membros para a Mesa Diretora. Porém, considerando o Regimento Interno da CMV, a 1ª Vara Cível da Comarca de Viamão decidiu pela manutenção da configuração original da Mesa de 2020 e informou que deve ser obedecido, quanto ao exercício da substituição do cargo de prefeito, estritamente a determinação do Regimento Interno, arts. 12 e 16.