O prefeito e secretário da Saúde de Viamão, Valdir Bonatto – PSDB, participou remotamente da audiência pública realizada na tarde desta segunda-feira (31), na Câmara Municipal de Viamão – CMV para apresentar o relatório da gestão do Sistema Único de Saúde – SUS em Viamão, no primeiro quadrimestre de 2021, elencando as medidas para o combate ao novo coronavírus (Covid-19) e outras ações da pasta. Estiveram presentes no plenário Tapir Rocha, o vice-prefeito Nilton Magalhães – PSDB, a secretária da Fazenda, Jeane Carvalho, e a diretora da Contabilidade da Secretaria da Fazenda, Raquel Charão. O presidente da CMV, Luís Armando Azambuja – PSDB também participou do evento.
AÇÕES CONTRA A COVID-19 – O prefeito Bonatto elencou as principais ações no combate ao novo coronavírus, destacando a recomposição do Centro de Operações de Emergências da Saúde – COE, além das atualizações de decreto e intensificação da fiscalização. “Implementamos as Unidades de Saúde Referência Covid, fizemos o chamamento público de médicos e disponibilizamos testes de PCR com resultados em até 48h”, disse o prefeito.
O Chefe do Poder Executivo também falou sobre a regionalização das Unidades de Saúde Referência Covid no Centro, Águas Claras, Itapuã, Viamópolis e Santa Isabel. “Nestas Unidades há o atendimento para sintomáticos respiratórios, coleta de PCR e vacinas contra a Covid-19”, reiterou Bonatto.
VACINAÇÃO – Na exposição, a diretora-geral da Secretaria da Saúde, Michele Galvão, informou que foram aplicadas 61.537 doses, com 42.070 em primeira dose e 19.467 em segunda dose. “14.663 idosos já receberam a segunda dose da imunização e 3.609 profissionais da saúde também já foram contemplados com a segunda dose”, falou.
TELEMEDICINA E OBRAS – O prefeito Bonatto também citou a Unidade de Saúde Digital – Telemedicina e disse que Viamão é a primeira cidade do Rio Grande do Sul a ofertar o referido serviço pelo SUS. Na apresentação, também foi conferido destaque ao Centro de Atenção Psicossocial que está com 88,30% da obra executada com previsão de conclusão até o próximo dia 17 de julho. “A UBS Ruth Cardoso está com 46% da obra executada e deve ser concluída até o dia 17 de agosto”, completou.
CONSULTAS E PROGRAMAS – Na apresentação, a diretora-geral da Secretaria da Saúde, Michele Galvão, afirmou que foram realizadas 38.677 consultas médicas nas 18 Unidades de Saúde da cidade no primeiro quadrimestre. As consultas de enfermagem foram contabilizadas em 26.773 e as odontológicas em 3.062. “Também foram desenvolvidos os Programas Estratégicos. O Primeira Infância Melhor, por exemplo, totalizou 200 atendimentos. Também há o Programa da Tuberculose, com 52 pacientes iniciaram tratamento neste período, além de 141 usuários investigados”, pontuou a diretora-geral.
O prefeito também citou a implementação do Programa Melhor em Casa, que está instalado nas dependências do Instituto de Cardiologia Hospital de Viamão, com uma equipe multiprofissional de Atenção Domiciliar e uma de Apoio, possibilitando que pacientes recebam suporte em casa.
Em relação ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192, foram contabilizados 2020 atendimentos. Sobre o Serviço de Remoções, totalizaram-se 711 atendimentos.
UPA E ESPECIALIDADES – Michele Galvão enfatizou que a Unidade de Pronto Atendimento – UPA teve mais de 19 mil atendimentos nos primeiros quatro meses. A diretora-geral também citou o Centro de Especialidades, onde são ofertados serviços de Ambulatório de Ostomoterapia, Raio X, Ecografia, Exame Papanicolau, Eletrocardiograma, Farmácia Especial e Controlada, além de Consulta com Especialistas. “São oferecidos atendimentos de neuropediatria, ginecologia, obstetrícia, pediatria, fonoaudiologia, psicologia infantil, psiquiatria e nutrição. Já realizamos 2786 atendimentos no primeiro quadrimestre”, disse.
Os dados completos podem ser conferidos na transmissão ao vivo realizada pela CMV em: https://www.facebook.com/camaradeviamao/live/