O vereador Luisinho do Espigão – PSDB protocolou, na Câmara Municipal de Viamão – CMV, o projeto de lei 81/2021, que cria o “Programa Reforço Escolar”, para fortalecimento da aprendizagem nas escolas de ensino fundamental da Rede de Ensino Municipal de Viamão.

O objetivo da proposição é recuperar a defasagem de aprendizagem ocasionada pelo distanciamento social da escola devido à pandemia de Covid-19, de forma a oferecer, aos alunos dos 5° e 9° anos, aulas de reforço escolar para alavancar os estudos e fortalecer a aprendizagem. O Programa atenderá prioritariamente os alunos dos 5° e 9° anos, podendo ser oferecido aos demais alunos do ensino fundamental, conforme a necessidade verificada pela Secretaria de Educação.

AULAS – O desenvolvimento das aulas de reforço ocorrerá, no ensino fundamental, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. “Todos os componentes curriculares são importantes, mas dependem especialmente dos conhecimentos de Língua portuguesa e Matemática para balizar a compreensão e interpretação de textos, a resolução de problemas e o raciocínio lógico”, justifica o vereador Luisinho do Espigão.

As aulas serão realizadas duas vezes por semana para cada componente curricular no período do contraturno do aluno ou em um sexto horário, dependendo da disponibilidade das instituições de ensino. Assim, o “Programa Reforço Escolar” oferecerá aos alunos o acompanhamento tanto em português quanto em matemática, com quatro aulas ao longo da semana. Os pais ou responsáveis receberão um documento que informará sobre o convite que o estudante recebeu para participar do programa e como serão desenvolvidas as atividades, havendo a necessidade de assinar o termo que autoriza ou não a participação do aluno.

“Este projeto de lei visa melhorar os estudos de nossos alunos tão afetados pela pandemia. Estamos em uma pandemia que já dura um ano e meio, com crianças que já vivem uma realidade absurdamente adversa, agravada por uma crise econômica, de desemprego e de fome. O reforço escolar tem o alcance fundamental no aprendizado. Vai recuperar o tempo perdido e ajudar muitas crianças. Será um avanço muito grande para nossas escolas”, defende Luisinho do Espigão.