Participou de tribuna popular, na tarde desta terça-feira (31), na Câmara Municipal de Viamão – CMV, a Coordenadora do Movimento de Reintegração de Pessoas Afligidas pela Hanseníase – MORHAN, Magda Chagas. O apoio do espaço se deu através da vereadora Fátima Maria – PT e do vereador Fabrício Ollermann – MDB.
Magda manifestou-se para explicar a importância do movimento bem como alertar do fechamento do Hospital Colônia de Itapuã, que era referência no tratamento desta doença. Magda Chagas, explicou ainda que fechar hospitais impacta em outros setores da sociedade.
“Precisamos conscientizar os profissionais de saúde sobre o movimento, precisamos ter números atualizados da doença, algo que o nosso município não nos apresentou. Precisamos discutir a hanseníase, pois os pacientes precisam de tratamento adequado, são pessoas que ainda lidam que o peso do estigma que a doença carrega na sociedade”, diz Magda Chagas.
MORHAN
O Morhan é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 6 de Junho de 1981. Suas atividades são voltadas para a eliminação da Hanseníase, através de atividades de conscientização e foco na construção de políticas públicas eficazes para a população.
O Morhan luta pela garantia e respeito aos Direitos Humanos das pessoas atingidas pela hanseníase e seus familiares.