Foi aprovado o requerimento 88/2021, de autoria do vereador Alex Boscaini – PT, que solicita moção de apoio e solidariedade à Associação de Vítimas e Familiares de Vítimas da COVID – 19 – AVICO. A votação aconteceu na sessão plenária desta terça-feira (20), na Câmara Municipal de Viamão – CMV.
Conforme exposto no requerimento, a Associação tem o objetivo de representar os interesses dos associados, promovendo apoio jurídico, social e psicológico para vítimas e familiares da Covid – 19, além de eventualmente ajuizar ações quando entender que os direitos dos seus associados estejam em risco.
“Em um momento em que o Brasil já registra mais de 500 mil mortes por Covid-19, é imperioso e urgente que sejam acolhidas todas as iniciativas como esta da AVICO, pois são ações efetivas que, somadas ao esforço de todos os gestores públicos, poderão amenizar minimamente o sofrimento já experimentado por milhares de famílias brasileiras”, diz o vereador Alex Boscaini.
O parlamentar explica que a entidade não possui fins lucrativos e terá a colaboração voluntária de associados e interessados em fortalecer o seu campo de atuação. “A intenção da AVICO é promover debates sobre a doença e as consequências físicas, psicológicas e cognitivas por ela causadas, bem como naturalmente insistir na necessidade de defesa ao Sistema Único de Saúde – SUS, à vacinação em massa e o apoio à pesquisa e ao desenvolvimento de práticas de enfrentamento à Covid – 19”, completa o vereador.
CRIAÇÃO – De acordo com o referido requerimento, a AVICO foi oficialmente criada em Porto Alegre, no dia 08 de abril, em assembleia geral virtual que votou e aprovou o estatuto proposto, formalizando Gustavo Bernardes como presidente e Paola Falcetta como vice-presidente.