A Câmara Municipal de Viamão – CMV, realizou na noite desta quarta-feira (28), audiência pública sobre Transporte Coletivo, buscando apresentação de propostas para a solução, a curto e longo prazo, para o setor de transporte coletivo da cidade. Estiveram presentes vereadores, autoridades da Prefeitura, das empresas Viamão e Vialeste, além de diversas entidades, cidadãos e usuários do transporte.
De acordo com o presidente da CMV, Francinei Bonatto – PSDB, a proposta foi promover um debate abrangente acerca do transporte, estabelecendo um diálogo com todos os envolvidos. “Queremos saber dos usuários do transporte como contribuir com melhorias neste serviço essencial para cerca de 19,2 mil usuários diários”, fala Francinei Bonatto, com base em números divulgados pelas empresas de transporte da cidade.
MESA – A audiência pública foi conduzida pelo presidente da CMV, Francinei Bonatto, e teve a participação dos vereadores Evandro Rodrigues – PSDB e Guguzinho Streit – PTB, presidente e relator da Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI, que trata do tema na Câmara. O vereador Evandro Rodrigues, que preside a CPI, apresentou em seu discurso, um panorama geral da situação em que se apresenta o transporte coletivo de Viamão, enfatizando que todos precisam buscar um serviço público de qualidade.
“Tudo o que é público, é de todos nós. Temos que buscar um serviço de qualidade, para que as pessoas saibam que vão pagar um valor justo e desembarcar em um local adequado e seguro. Esperamos que a CPI, após esses meses de trabalho, possa efetivamente contribuir de maneira positiva com a população. Procuramos apontar reflexões e caminhos que possibilitem avanços para os usuários do transporte coletivo”, disse Evandro Rodrigues.
O vereador Guguzinho Streit, relator da CPI, explicou a metodologia do trabalho de apuração. “Nesta CPI, buscamos entender o cálculo da tarifa, algo que foi possível por meio de consultoria contratada, já que não somos técnicos no assunto. Estamos aqui para escutar a população e a empresa. Procuramos soluções, que serão apontadas no relatório final”.
CONSULTORIA – O presidente da CMV, Francinei Bonatto, também destacou sobre a importância de contratação de uma consultoria para garantir a transparência em relação aos dados obtidos. “A Comissão Parlamentar de Inquérito contou com a Consultoria Técnica, que foi contratada pela Câmara, com a ideia de auxiliar os trabalhos da CPI, apresentando um histórico do transporte coletivo do município e método de cálculo e revisão da tarifa. A consultoria é responsável pela divulgação dos dados que vão possibilitar o entendimento da situação do transporte coletivo aqui de Viamão”, completou Francinei Bonatto.
O QUE PODE INFLUENCIAR NA TARIFA
“Em 2013 há um marco em relação ao cálculo tarifário da cidade. Nós passamos a ter um controle sobre insumos da planilha tarifária, como diesel, pneus, quilometragem e passageiros. Em 2016, passamos a estratificar quem são os passageiros que andam no coletivo. Estamos indo além, temos o controle por meio de bilhetagem eletrônica” diz Marco Azevedo, representante da EPTV.
Azevedo completa que “todo reajuste de óleo diesel, por exemplo, não entra na tarifa, pois o cálculo tarifário é feito com base no ano anterior. O impacto de uma situação presente acontece normalmente no ano seguinte”. Segundo membros da CPI, o relatório final deverá ser apresentado no próximo dia 18 de dezembro, com a conclusão dos trabalhos.