Na sessão ordinária desta terça-feira (26), os vereadores aprovaram, por unanimidade, o projeto de lei 138/2023, que autoriza o Poder Executivo a repassar R$ 350 mil à Liga Independente das Escolas de Samba de Viamão a fim de valorizar a cultura popular no município. O recurso deve ser utilizado exclusivamente para o Carnaval 2024, autorizando-se, também, se necessário, a suplementação orçamentária relativa às despesas decorrentes da Lei.

O Poder Executivo justifica que a cultura carnavalesca precisa ser preservada e ampliada, sendo fundamental investir para que os blocos de Carnaval e todo o seu legado sejam mantidos.

A vereadora Fátima Maria – PT (Mandato Coletivo Teremos Vez), que integra junto aos vereadores Denise Guedes – PSDB, Markinhos da Estalagem – sem partido e Armando Azambuja – PSDB a Frente Parlamentar em Defesa do Samba, Pagode e Carnaval, falou sobre o diálogo estabelecido com a Prefeitura para a viabilização do Carnaval 2024. “Fizemos um debate exaustivo para chegarmos neste momento com uma resposta positiva. As políticas em favor da cultura carnavalesca devem ser permanentes. É muito bom que a Liga terá autonomia e o cuidado necessário para a utilização do repasse”, diz.

Fátima Maria completa que é importante oferecer condições para que, a exemplo da Escola de Samba de Unidos de Vila Isabel, outras escolas possam crescer e promover o fortalecimento do vínculo com a comunidade, valorizando a cultura e a ancestralidade. “Enquanto Frente Parlamentar, trabalhos muito neste ano. Que organizemos um belo Carnaval”, fala.

A vereadora Denise Guedes comemorou a conquista em prol do âmbito cultural e afirma que a sociedade ganha quando há investimento no Carnaval. “Há oito escolas de samba em Viamão e um bloco que desfila há sete anos no Campo da Florença. Em março de 2024, Viamão terá a cultura do Carnaval renascida. Há 20 anos não tínhamos um Carnaval deste porte. A comunidade está em festa”, destaca.

Também manifestando seu contentamento com o fortalecimento do Carnaval viamonense, o vereador Markinhos da Estalagem (sem partido) falou na tribuna. “Estamos trabalhando o ano todo para fomentar o Carnaval na comunidade, uma importante conquista que valoriza a cultura popular”, afirma.

O líder do governo na Câmara, vereador Armando Azambuja – PSDB, enalteceu o empenho dos parlamentares e reconheceu o trabalho desenvolvido em favor do setor carnavalesco. “Vamos aplicar os melhores recursos que tivermos para a cultura da cidade, reconhecendo o magnífico trabalho da Unidos de Vila Isabel e demais escolas”, expõe.