Na última quarta-feira (13), o presidente da Câmara Municipal de Viamão – CMV, André Gutierres – Progressistas, e o vereador Luisinho do Espigão – PSDB receberam a Centelha da Chama Crioula no Legislativo viamonense.

“Este é um momento que resgata e aproxima o tradicionalismo do parlamento. Queremos valorizar de forma crescente a cultura e as tradições do nosso Estado. Por isso, criamos a lei municipal que reconhece o grupo de Cavaleiros Guardiões da Chama como patrimônio cultural e imaterial da cidade de Viamão. Nosso objetivo é enaltecer a identidade e a memória da cultura gaúcha”, fala o vereador Luisinho do Espigão.

CENTELHA DA CHAMA EM VIAMÃO – No dia 28 de agosto, o grupo de Cavaleiros Guardiões da Chama trouxe, desde a cidade de Cristal, a Centelha da Chama Crioula para Viamão a fim de dar início às atividades comemorativas à Semana Farroupilha. Depois da recepção, na Escola Municipal Apolinário Alves dos Santos, em Águas Claras, aconteceu a cerimônia oficial da chegada da Centelha da Chama Crioula, na presença dos alunos e comunidade escolar.

Os Guardiões já buscaram a Centelha da Chama em vários municípios, como Taquara, Venâncio Aires, Santo Amaro, Cruz Alta, Chuí, Triunfo, Mostardas, Iraí, Tenente Portela, Canguçu e Cristal.