Na sessão plenária desta terça-feira (12), os vereadores Alex Boscaini – PT e Rodrigo do Bar – Cidadania manifestaram-se a respeito das enchentes que devastaram diversas regiões do Estado do Rio Grande do Sul nos últimos dias, e garantiram que medidas estão sendo tomadas em prol dessa parcela da população gaúcha que foi drasticamente lesada. 

Para tanto, o vereador Rodrigo do Bar solicitou, à Mesa Diretora, um minuto de silêncio em solidariedade às pessoas vítimas das enchentes. O parlamentar também fez menção ao trabalho que está sendo realizado pela prefeitura municipal em prol da população afetada. 

“Gostaria de deixar uma saudação à Prefeitura de Viamão, que não mediu esforços. No sábado, havia mais de 70 pessoas auxiliando aquelas pessoas que perderam tudo na enchente”, disse. 

Na sequência, o vereador Alex Boscaini subiu à tribuna para estender sua solidariedade às famílias vítimas das cheias, e afirmou que os poderes responsáveis já estão mobilizados em prol das mesmas. “Quero me solidarizar com as famílias afetadas pelo temporal que ocorreu no final de semana. Sei que as lideranças, a prefeitura e o Estado, estão mobilizados em favor dessas pessoas”, concluiu.

SAIBA COMO FAZER DOAÇÕES 

O site do governo do estado disponibilizou informações às pessoas interessadas em prestar trabalho voluntário e/ou realizar doações. O governo estabeleceu uma chave PIX (CNPJ), através de um canal oficial, a fim de receber os valores doados de forma segura. 

O processo de doação passará por auditoria, a conta é do Banrisul e os valores serão gerenciados em parceria com entidades reconhecidas no trabalho de assistência social e ajuda humanitária, para reduzir a burocracia e acelerar a chegada a quem mais precisa. As doações podem ser feitas em qualquer valor. 

PIX para a conta SOS Rio Grande do Sul
CNPJ: 92.958.800/0001-38
Banco do Estado do Rio Grande do Sul

Principais necessidades de doação:Kits de higiene pessoal,luvas e botas de borracha, baldes, panos, vassouras, rodos, escova de limpeza e kits de limpeza. Também podem ser doados roupas, calçados, roupas de cama e itens de banho. 

Locais para entrega de doações:  Central de Doações da Defesa Civil do RS . Permanece aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff) – avenida Borges de Medeiros, 1.501 – bairro Praia de Belas, Porto Alegre. Palácio Piratini – Praça Marechal Deodoro, s/nº, Centro, Porto Alegre. Quartéis da Brigada Militar. Quartéis do Corpo de Bombeiros Militar.Prefeituras Municipais. Unidades do Sesc.

TRABALHO VOLUNTÁRIO

Voluntários que queiram auxiliar nos trabalhos de limpeza e reconstrução nas cidades de Muçum e Roca Sales devem se apresentar na Prefeitura Municipal de Encantado. A medida visa otimização dos trabalhos e garantia de fluxo de viaturas, ambulâncias e máquinas nas ruas e estradas da região. De Encantado para Muçum e Roca Sales, a Brigada Militar realiza o transporte e organiza a distribuição no terreno.