Na sessão plenária desta terça-feira (19), a vereadora Fátima Maria – PT (Mandato Coletivo Teremos Vez) falou sobre a reunião da Comissão Especial, que ocorreu na segunda-feira (18), para tratar da situação econômica da população negra no Estado do Rio Grande do Sul. O encontro contou com a presença do deputado estadual Matheus Gomes – PSOL, juntamente às lideranças políticas do município de Viamão, como o ex-prefeito da cidade, Eliseu Chaves (Ridi)- PT, e membros da Ordem de Advogados do Brasil (OAB) – Subseção de Viamão. 

A parlamentar destacou que a discussão foi em torno de questões como o número de pessoas que saem de Viamão para trabalhar em Porto Alegre, constatando que, em sua maioria, são negros e negras. Ressaltou, também, que o desenvolvimento da cidade precisa abrir mais portas para a população negra que, em sua maioria, ainda não se encontra equitativamente contemplada nas oportunidades de emprego e alocação no mercado de trabalho do município.

“Nesta segunda-feira, realizamos um debate muito sério a respeito da situação econômica da população negra em nosso Estado. O deputado escolheu o município como uma das cidades para execução de um estudo em relação à vivência de negros e negras em Viamão. Se fizermos uma pesquisa do número de pessoas que saem daqui para trabalhar em Porto Alegre, veremos que majoritariamente são homens e mulheres negras. Notamos, também, que nós não nos enxergamos como parte do desenvolvimento da cidade muitas vezes. Dentro dos comércios, como vendedores, gerentes, ainda somos a minoria”, enfatizou. 

Por fim, a vereadora salientou que existem diferenças desmedidas em relação às chances de ingresso no mercado de trabalho na cidade para a população negra e que, portanto, torna-se  necessário dialogar estas problemáticas com os empresários, visando uma solução. A referida reunião terá um relatório final, que será divulgado e socializado pela parlamentar nos próximos dias. 

“Nós discutimos uma maneira de abrir estes diálogos com os empresários da cidade para que possamos viabilizar este processo em relação ao mercado de trabalho no município de Viamão. Embora possamos ter as mesmas qualificações, na maioria das vezes, e os mesmos títulos, continuamos sendo barrados em relação às oportunidades”, concluiu.