Os vereadores Dieguinho Santos – PSD, Eraldo Roggia PTB e André Gutierres – Progressistas entregaram certificados de parabenização para estudantes e funcionários da Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Freire, pelos títulos ganhos no 2º Campeonato Sul-Brasileiro de Bandas, que aconteceu no Paraná.

Em 2019, além dos tradicionais desfiles cívicos em Viamão e Porto Alegre, a banda participou do 2º Campeonato Sul-Brasileiro de Fanfarras e Bandas, no município de Antônio Olinto/Paraná. Em novembro, conquistou o 1º lugar na categoria Banda de Percussão Instrumentos Melódicos Simples Infanto-Juvenil, representando Viamão e o estado gaúcho.

“Hoje, a banda contempla alunos do 5º ao 9º ano e conta com a confiança e o apoio incansável da comunidade, tanto em relação ao incentivo e organização das apresentações , quanto na confecção dos uniformes, de forma que não haja custo para o aluno participante, democratizando o acesso à banda”, fala o vereador Dieguinho Santos.

HISTÓRIA – A Banda iniciou suas atividades em 2003, ano seguinte ao da fundação da escola. Em 2009 foi desativada e, em 2013, com os poucos instrumentos existentes e ainda sem uniformes, a banda foi reativada com o esforço voluntário dos professores Vanessa Padilha, diretora da escola, Paulo Rodrigues, professor da oficina de violão e voluntário, César Pereira, coordenador pedagógico, e Lucas Niymayer, regente da banda.

Com o início do Programa Mais Educação, em 2014, formou-se um grupo musical, que se tornou banda musical em agosto de 2015. Anteriormente, era composta por membros da comunidade e ex-alunos, sendo, atualmente, formada exclusivamente por estudantes da escola.

CONQUISTAS – Em 2016, a banda passou a fazer parte do projeto Musifreire, que tem o objetivo de resgatar e sensibilizar os alunos por meio da música. A banda participou de diversas apreciações artísticas, incluindo o 1º Campeonato Regional de Bandas e Fanfarras de Viamão, em que conquistou o 3º lugar em sua categoria.

Em 2017, participou do Campeonato Estadual de Bandas da Associação Gaúcha de Bandas – AGB, realizado em Viamão, onde foi Campeã Estadual em sua categoria, classificando-se para o Campeonato Sul-Brasileiro, realizado em 2018.

Também em 2018, a banda participou do Campeonato Estadual de Bandas AGB, na cidade de Cidreira/RS. Em novembro, participou do 1º Concurso Sul-Brasileiro Oficial de Bandas e Fanfarras, em Capão da Canoa/RS, conquistando o 2º lugar na categoria Banda de Percussão Instrumentos Melódicos Simples Infanto-Juvenil.

Os alunos homenageados são:

Alisson Eduardo Gades do Couto, Ana Clara Joras da Silva, Andriele Leres Fernandes, Anne Luize Goulart dos Santos, Camille Vitoria Pereira, Camille Vitória Ramos Meirelles, Caroline Machado Lopes, Daniel Machado Lopes, Eduarda Rodrigues dos Santos, Emili Laiana Flores Santos, Evelin Rosa de Souza, Fernanda Rodrigues dos Santos, Gislaine Santos Flores, Iandra dos Santos Almeida da Silva, Isabelle Alves Gomes, Júlia Acósta Fraga, Kauã Muller Pinheiro, Marciele dos Santos Henrique, Maria Cristina dos Santos Serafim, Maria Eduarda Goulart dos Santos, Nycole Ferreira da Costa, Pablo Henrique Machado Vasconcelos, Rafael Gades Couto, Rafaelly Correa Antunes, Renan Fernando de Oliveira Martins, Tainara Vitória Conceição Garcia e Vagner da Silva Fraga Júnior.

Os funcionários homenageados são:

Angelo Akim Padilha Rodrigues (monitor), César Aristides Pereira Trajano (coordenador), Graziela Fraga da Silva (vice-diretora), Lucas Leal Naimayer (regente), Paulo Alessandro Rodrigues (professor) e Vanessa Padilha Silva (diretora).