A constante falta de energia e de água no município foi pauta na sessão plenária desta terça-feira (19), com o advento do calor extremo e da necessidade de funcionamento pleno destes serviços, os moradores de Viamão têm levado reclamações aos parlamentares sobre a situação. 

Os vereadores Alex Boscaini – PT, Rodrigo Pox- PDT e Rubem do Saneamento – PDT subiram à tribuna para expor alguns dos principais pontos do problema. 

Rodrigo Pox citou a região do bairro São Cristóvão, relatando que a comunidade tem sofrido com a falta de água todos os dias.  “A região da São Cristóvão, bairro Itapema, tem enfrentado a falta de água todos os dias em algumas ruas. Estou recebendo diversas reclamações de inúmeras regiões em relação a isso. Os viamonenses têm sofrido há muito tempo com a Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento) e com a CEEE Equatorial Energia, sendo que a falta de luz está chegando de dez dias a uma semana. Esta Casa tem o dever de enfrentar essas empresas junto com o Poder Executivo e o Ministério Público. Não temos mais como sustentar esta situação”, enfatizou. 

Alex Boscaini reiterou as problemáticas relacionadas às empresas e apresentou um requerimento verbal que foi aprovado pelos parlamentares, convocando a CEEE Equatorial e a Corsan para a sessão plenária da próxima terça-feira, dia 26 de dezembro. “As pessoas pagam pelos serviços prestados e as empresas afirmam que irão resolver os problemas relatados. Apesar disso, no primeiro período do verão, a situação segue acontecendo. As empresas precisam dar uma explicação pública à comunidade e à esta Casa”, concluiu. 

Por fim, o vereador suplente Rubem do Saneamento enfatizou que as empresas estão sendo acionadas pela Casa Legislativa desde o ano de 2021 e que, para além de documentos enviados, devem ser tomadas providências efetivas de resolução do problema.  “Desde 2021, estamos realizando audiências públicas e encaminhando requerimentos e documentos ao Ministério Público. É muito diálogo e pouca ação efetiva. O que está faltando é técnica por parte das empresas, pois vender um produto e não entregar é errado”, disse.