Na sessão ordinária desta quinta-feira (25), a vereadora Fátima Maria- PT realizou uma fala em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Esta data rememora o ano de 1972, em que ocorreu o primeiro encontro deste grupo de mulheres. Este encontro, além de propor a união entre essas mulheres, também visava denunciar o racismo e machismo enfrentados por mulheres negras, não só nas Américas, mas também ao redor do mundo. 

A vereadora homenageou as mulheres negras através de sua fala, ressaltando a responsabilidade de seu mandato coletivo com a pauta. “Esta data tem um símbolo muito importante a nível mundial. Em 1972, ocorreu o primeiro encontro de mulheres negras que aconteceu em Santo Domingo, na República Dominicana. Quero homenagear todas as mulheres negras, e dizer que nosso mandato tem uma responsabilidade com este tema. Este é um dia para lembrar da nossa luta, enquanto mulheres negras” concluiu a parlamentar. 

A finalidade desta data  é lembrar da luta e resistência incansável dessas mulheres contra o racismo, o machismo, a violência, a discriminação e o preconceito dos quais elas são vítimas diariamente. No Brasil,  a data também é uma homenagem à Tereza de Benguela, conhecida como “Rainha Tereza”, que viveu no século XVIII, no Vale do Guaporé, no Mato Grosso, e liderou o Quilombo de Quariterê.