A articulação de uma força-tarefa em defesa de melhorias na mobilidade urbana de Viamão foi o tema de uma reunião, que aconteceu no início da última semana, entre o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Mobilidade Urbana e Infraestrutura Viária de Viamão, vereador Luís Armando Azambuja – PT, o prefeito municipal André Pacheco, o secretário de gestão municipal, Dédo Machado, e o deputado federal, Elvino Bohn Gass – PT/RS, parlamentar gaúcho titular da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional.

O objetivo da reunião foi mobilizar lideranças políticas locais e regionais para buscar recursos nas emendas de Bancada Gaúcha do Congresso Nacional, e junto aos Ministérios do Governo Federal, para a duplicação e qualificação da Estrada Caminho do Meio, como é conhecido o trecho que começa no fim da Avenida Protásio Alves, em Porto Alegre, na ponte Arroio Feijó da Cecília, perto da divisa com Alvorada, e segue até a Estação da CEEE, na Parada 54 de Viamão.

DRENAGEM E PAVIMENTAÇÃO – Segundo o vereador Armando Azambuja, a força-tarefa também tratou sobre o apoio e a articulação para promover o financiamento para custear os serviços de drenagem e pavimentação asfáltica PVS em pelo menos 97 ruas das vilas e bairros populares de Viamão. Além disso, agendas foram estabelecidas na reunião e, no início da última semana, o vereador Evandro Rodrigues – Democratas foi à Brasília, integrando o grupo de trabalho que busca recursos para a mobilidade urbana da cidade.

DUPLICAÇÃO DO CAMINHO DO MEIO – O vereador Armando Azambuja explica que o projeto de duplicação do Caminho do Meio prevê uma extensão de obras de 9,5 km, vias com duas faixas de cada lado, calçadas e refúgios para que os ônibus embarquem passageiros que estão nas paradas, passeios públicos, ciclovia, e corredor de ônibus, se possível.

A Estrada Caminho do Meio, além de servir como rota alternativa da ERS 040, é via coletora, pelo grande número de usuários nas horas de pico.
Por dia, circulam cerca de 7,5 mil veículos, no sentido Viamão/Porto Alegre e 7 mil, no sentido Porto Alegre/Viamão.

Bairros contemplados com a Duplicação do Caminho do Meio:

Porto Alegre: Vila Safira, Protásio Alves, Mário Quintana, Rubem Berta, Verdes Campos e Loteamentos/Condomínios Diversos.

Viamão: Parque Índio Jari, Monte Alegre, Novo Horizonte, Jardim do Castelo e Loteamentos Condomínios diversos.

Alvorada: Loteamento Algarve, Porto Verde, Loteamento Nossa Senhora Aparecida, vila Torotama, Stella Maris e Loteamentos/ Condomínios Diversos.