O presidente da Câmara de Viamão, André Gutierres – Progressistas, prestou homenagem ao centenário de nascimento do cantor e compositor gaúcho Gildo de Freitas, na sessão desta terça-feira (2), no plenário Tapir Rocha.

O diploma de parabenização foi entregue à família do artista trovador, que completaria 100 anos no último dia 19 de junho. Neco de Freitas, filho do artista, compôs a Mesa e agradeceu os vereadores na tribuna popular. “Agradeço pela homenagem ao meu pai, que sempre gostou muito da cidade. O primeiro bailão de Viamão foi com Gildo de Freitas e aqui foram vivenciados muitos momentos importantes em sua vida”, diz.

Gildo de Freitas, cujo nome era Leovegildo José de Freitas, mudou-se para Viamão na década de 1970, tendo inaugurado, na cidade, a Churrascaria Gildo de Freitas, com o início dos tradicionais bailões no município. O trovador possuía um estilo muito próximo ao do tradicionalista Teixeirinha, com quem desenvolveu parcerias artísticas. Gildo faleceu em 4 de dezembro de 1982, aos 63 anos, data em que foi instituído o Dia Estadual do Poeta Repentista Gaúcho no Rio Grande do Sul, pela Lei Estadual 8819/89.

O presidente da CMV, André Gutierres, recebeu o troféu Gildo de Freitas da família do artista, por promover a homenagem, enaltecendo a importância dos serviços culturais e artísticos prestados por Gildo de Freitas aos viamonenses e aos gaúchos.

“É de extrema importância a valorização deste artista, que contribuiu de forma vasta com a cultura no Rio Grande do Sul, por meio de sua manifestação artística musical. Gildo de Freitas valorizou a cidade de Viamão e nós somos muito gratos por isso”, fala o presidente da CMV.