Na noite da última segunda-feira (04), a Câmara Municipal de Viamão – CMV realizou, sob a condução do vereador Prof. Igor Bernardes – PL, a 5ª edição do Fórum Permanente de Desenvolvimento Social e Econômico, com o tema “Desenvolvimento Econômico de Viamão: Desafios e Potencialidades”, que contou com a apresentação do Poder Executivo, representado pelo coordenador de parcerias público-privadas, Túlio Barbosa de Souza. O secretário-geral de governo, Rafael Bortoletti, também participou do evento, juntamente a entidades representativas do município e empreendedores locais.

“Queremos promover um espaço no Legislativo destinado ao diálogo entre poder público e iniciativa privada. Assim, poderemos unir forças aos empreendedores e atrair novos investimentos para Viamão”, diz Prof. Igor.

O coordenador de parcerias público-privadas, Túlio Barbosa de Souza, enfatizou que fatores como atualização da legislação, prospecção, incentivos fiscais e estímulos econômicos, além de desburocratização, reestruturação administrativa e investimentos em infraestrutura são fundamentais para o desenvolvimento da cidade. “Há empresas que querem expansão no Rio Grande do Sul e procuram Viamão, que está entre os cinco municípios com maior prospecção dessas matrizes”, diz.

INVESTIMENTOS – Túlio de Souza cita que Viamão conta hoje com 67 incorporadoras e construtoras, com a marca de 3400 CNPJs ativos. “Para cada R$ 1 milhão em residências entregues geram-se 3,31 empregos no pós-obra”, expõe.

Ainda na apresentação de realizações da prefeitura em favor do desenvolvimento da cidade, o coordenador afirma que, no que se refere ao saneamento básico, hoje o município tem mais de 50% da obra da captação de água no Lami e estação de tratamento de água em Itapuã. Túlio de Souza também destacou o Parque Industrial do Agronegócio, localizado, às margens da ERS 040 para atividades industriais e de seus insumos com lotes disponíveis.

“Tudo isso colabora para que Viamão se mantenha, há dois anos, entre as 10 cidades gaúchas com maior potencial de consumo, que mais abrem CNPJ no RS”, aponta.

Na exposição, também foram abordadas as obras para a consolidação do Complexo do Lago Tarumã, com a concessão de parceria público-privada, e os investimentos no Parque Saint Hilaire, enumerados como alguns dos avanços que fomentam a economia. Por fim, o coordenador de políticas público-privadas lembrou que a cidade disponibiliza o Tudo Fácil Empresas, uma iniciativa do poder público para facilitar a vida do empreendedor local. “Viamão é o 29º município do Estado a aderir ao Tudo Fácil Empresas, com o objetivo de desburocratizar, agilizar e incentivar quem pretende abrir um negócio, possibilitando a abertura de uma empresa em 10 minutos”, fala.