O vereador Eraldo Roggia – PTB entregou diploma de parabenização para membros da Escola de Educação Infantil Lápis de Cor – Nova Geração, que representou Viamão na Premiação do IX Festival Internacional de Cinema Escolar de Alvorada. A homenagem aconteceu na sessão ordinária desta terça-feira (19), no plenário Tapir Rocha.

Foram homenageadas a diretora e a vice-diretora da Escola Lápis de Cor – Nova Geração, respectivamente Mara Vergínia Reichmann de Carvalho e Carolina Menezes Collares. Também receberam diplomas de parabenização os alunos Arthur Batista e João Gabriel Ribeiro pelos prêmios de Melhor Fotografia e escolhido pelo júri popular na premiação do Festival Internacional de Cinema Escolar de Alvorada. As alunas Antonia Comiotto Aquino e Juliana Hepp Comiotto receberam o prêmio de Melhor Filme no mesmo festival, representando Viamão respectivamente com os filmes Catálise: atitudes que mudam o mundo e Whiterroms.

A aluna Juliana Comiotto destacou que a narrativa do curta Whiterroms conta a história de uma personagem que vai para o futuro e vê que o mundo está sujo e com muitas guerras. “A personagem volta ao presente e conscientiza as pessoas sobre suas ações. A mensagem do curta-metragem é que atitudes simples podem ter um grande impacto. Cada um de nós pode fazer sua parte para proteger o planeta. Queremos inspirar pessoas na luta pela preservação ao meio ambiente e garantir um futuro mais sustentável”, diz.

Ainda sobre a necessidade de preservação dos recursos naturais, a aluna Antonia Comiotto Aquino completou que o curta Catálise: atitudes que mudam o mundo faz um alerta sobre a situação crítica em relação ao meio ambiente. “Temos que agir a fim de evitar o pior. Cada um pode fazer a diferença. Esta narrativa promove um convite à reflexão e à cooperação”, pontua.

A diretora Mara Vergínia Reichmann de Carvalho esclarece que o projeto é multidisciplinar e pretende estimular a expressão dos estudantes por meio da arte cinematográfica. “Os alunos estão envolvidos em todo o processo de criação e tiveram um excelente desempenho. Foram sete filmes concorrendo ao IX Festival Internacional de Cinema Escolar de Alvorada”, fala.