Na terça-feira (23), o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul – TJ/RS autorizou, por meio de decisão da junta de recuperação judicial, a venda do Hospital Viamão para a Prefeitura da cidade. O anúncio foi feito pelo vereador e líder de governo da Câmara, Armando Azambuja – PSDB, na sessão plenária de ontem (23).
No último dia 11, a Prefeitura apresentou uma proposta à Fundação Universitária de Cardiologia (FUC) para aquisição do Hospital, com oferta no valor de R$ 24 milhões. “Essa proposta teve aprovação do Conselho do Hospital e depois foi para a junta que está resolvendo, junto ao TJ, a questão da recuperação judicial do Hospital Viamão, que tem cerca de 470 funcionários efetivos e outros 150 indiretos”, diz Armando.
O parlamentar informa que a próxima etapa é fazer um financiamento do referido valor no Banrisul para que a Prefeitura efetue a compra. “Os recursos estão sendo contraídos através do Banrisul, com financiamento em 108 parcelas, sem juros, multas e encargos, pois estes valores serão custeados pelo governo do Estado. Com isso, o Hospital Viamão passará a ser gerido e administrado pela Prefeitura. A transição dessa unidade hospitalar para o município deverá começar em breve”, fala.
Armando também ressalta que os recursos financiados serão utilizados, prioritariamente, no pagamento das dívidas com os trabalhadores que vierem a ser desligados. O líder do governo também afirma que, nos próximos dias, deve ser aberto um processo de seleção da nova empresa prestadora de serviços, que atuará junto à Prefeitura.
“Além da compra do Hospital Viamão, também está sendo prospectada a construção de um novo hospital para a cidade, com especialidades de média e alta complexidade para atender o município e arredores”, finaliza.