Foi sancionada pelo Poder Executivo, a lei municipal 5342/2023, de autoria do vereador Luisinho do Espigão – PSDB, que reconhece o grupo de Cavaleiros Guardiões da Chama como patrimônio cultural e imaterial da cidade de Viamão, portadores de referência à identidade, à ação e à memória da cultura gaúcha.

Conforme a lei, o Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, apoiando e incentivando a valorização e a difusão das manifestações culturais. O grupo de Cavaleiros Guardiões da Chama, criado em 2009, destina-se a conduzir a centelha da chama crioula oficial do Estado do Rio Grande do Sul até a cidade de Viamão, para dar início às atividades comemorativas à Semana Farroupilha.

CENTELHA DA CHAMA EM VIAMÃO – Na manhã da última segunda-feira (28), o grupo de Cavaleiros Guardiões da Chama trouxe, desde a cidade de Cristal, a Centelha da Chama Crioula para Viamão. Depois da recepção, na Escola Municipal Apolinário Alves dos Santos, em Águas Claras, aconteceu a cerimônia oficial da chegada da Centelha da Chama Crioula, na presença dos alunos e comunidade escolar.

Os Guardiões já buscaram a Centelha da Chama em vários municípios, como Taquara, Venâncio Aires, Santo Amaro, Cruz Alta, Chuí, Triunfo, Mostardas, Iraí, Tenente Portela, Canguçu e Cristal.