Foi aprovado, na sessão plenária de terça-feira (05), o projeto de lei 96/2023, que autoriza o Poder Executivo a repassar à União Tradicionalista Viamonense – UTV a importância de R$ 70 mil com a finalidade exclusiva de realizar os Festejos Farroupilhas de 2023, priorizando ações culturais de valorização da cultura gaúcha. Conforme anunciado pelo presidente da Câmara Municipal de Viamão – CMV, André Gutierres – Progressistas, o valor é oriundo da economia do Legislativo viamonense a fim de fomentar, de forma crescente, a cultura no município.

Para a votação da referida proposição, as Comissões de Constituição, Redação e Justiça; Cultura; e Orçamento, Tomada de Contas e Finanças emitiram pareceres favoráveis ao projeto, o que possibilitou a apreciação na sessão plenária.

“Em um trabalho conjunto à Prefeitura, a Câmara de Vereadores destina estes recursos, advindos dos nossos esforços e da economia do Legislativo, para que possamos ter grandes eventos em Viamão, contribuindo com a cultura da Velha Capital”, diz André Gutierres.

O presidente enfatiza que a cultura também gera emprego e renda, sendo fundamental para o desenvolvimento econômico da cidade. “Viamão foi sede da Revolução Farroupilha, capital do Estado, local por onde passaram gaúchos que queriam liberdade e que deixaram seu legado. Estamos fazendo a nossa obrigação ao viabilizar um mês de setembro repleto de tradição gaúcha. Além disso, Viamão faz aniversário no mês de setembro, algo muito simbólico”, destaca.

A União Tradicionalista Viamonense, entidade associativa sem fins lucrativos, representativa do movimento tradicionalista gaúcho em Viamão, deverá empregar os recursos previstos neste projeto na contratação de serviços, apresentações culturais e musicais, insumos para realização dos eventos e custeio dos diversos eventos que compõem os Festejos Farroupilhas 2023 de Viamão.

Conforme exposto no PL, os festejos iniciaram no mês de agosto com a distribuição da Chama Crioula Oficial do Estado do Rio Grande do Sul, na cidade de Cristal. De lá partem as comitivas de cada município que fazem o translado das centelhas da Chama Crioula para suas regiões.

A Chama Crioula representa o espírito heroico da Revolução Farroupilha, e por isso é reverenciada por onde passa, principalmente nas entidades tradicionalistas espalhadas pelo país. A chegada da Chama Crioula simboliza também a abertura dos Festejos Farroupilhas de 2023. A partir disto é realizada a Cavalgada Viamonense e após o Acampamento Farroupilha de Viamão.