O projeto de lei 03/2019, de autoria do vereador Guto Lopes – PSOL, que cria a Câmara do Futuro, foi aprovado na sessão desta quinta-feira (30), na Câmara Municipal de Viamão – CMV.
A proposição estabelece a criação, no âmbito do município de Viamão, da Câmara do Futuro, no intuito do pleno desenvolvimento da cidadania. Os objetivos da Câmara do Futuro são favorecer atividades de discussão e reflexão sobre a cidade e suas peculiaridades, sensibilizando professores, funcionários e pais para a construção efetiva da cidadania.
Segundo o projeto, participarão do processo de escolha dos Vereadores do Futuro, por adesão, os estudantes devidamente matriculados nas escolas da rede municipal e estadual, sendo reservada uma cadeira para grupo de alunos.
Além disso, a matéria propõe que compete à Câmara do Futuro encaminhar propostas ao Executivo, relativas a temas como educação, saúde, assistência social, cultura, esporte, lazer e meio ambiente, auxiliando os vereadores e somando na fiscalização das ações do Executivo.
 “O projeto pretende educar nossos jovens para a participação em nossa comunidade, além de despertar e criar interesse pelas decisões que direta e indiretamente os afeta, auxiliando no desenvolvimento de uma consciência cívica voltada às necessidades do nosso município. O primeiro passo para um futuro melhor para todos nós pode acontecer através deste projeto, que sem dúvida será um importante marco para a mudança de atitude e de visão quanto ao futuro de nossa comunidade”, explica o vereador Guto Lopes.