Na sessão plenária desta quinta-feira (31), foi aprovado o projeto de resolução 04/2023, de autoria do vereador Prof. Igor Bernardes – PL, que institui a Comenda Velha Capital, uma honraria que será concedida pela Câmara Municipal de Viamão – CMV a cidadãos, entidades, instituições, clubes, associações, empresas ou grupos cujas atividades praticadas ao longo dos anos tenham contribuído para o desenvolvimento social, cultural ou econômico da cidade.

Conforme a proposição, a Comenda Velha Capital será concedida mediante aprovação de requerimento, em plenário, devidamente fundamentado com os motivos pelos quais o pretenso homenageado fará jus à honraria. Cada parlamentar poderá conceder apenas uma comenda por legislatura, não sendo possível agraciar políticos no desempenho de mandato eletivo.

O projeto também define que o requerimento de concessão da Comenda Velha Capital deve ser encaminhado e aprovado até o final do mês de julho. A honraria será entregue aos agraciados no mês de setembro, em alusão ao aniversário da cidade e preferencialmente em sessão solene destinada a este fim.

“Este projeto de resolução cria uma forma de homenagem às pessoas físicas, entidades, empresas e demais instituições que prestaram serviços de relevante interesse público no município de Viamão”, justifica Prof. Igor Bernardes.