Na sessão ordinária desta quinta-feira (01), o vereador Rodrigo Pox – PDT, enquanto presidente da Comissão de Turismo, subiu à tribuna para falar sobre uma visita que realizou ao secretário de turismo, Gugu Streit Júnior, a fim de debater projetos relacionados ao turismo municipal e buscar alinhamento sobre os caminhos a serem percorridos nos próximos meses dentro da esfera turística e econômica da cidade. 

O vereador destacou que o fomento do turismo no município de Viamão é uma ferramenta com forte potencial de geração de emprego, renda e investimento externo. “Há lugares públicos em que precisamos montar um roteiro juntamente com as empresas e os empresários, pois isso mexe diretamente com a economia do nosso município. Emprego direto ou indireto e mobilidade urbana atraem pessoas de fora para a nossa cidade. Ao gerar emprego e renda, com o turismo em alta, atraímos olhares”, disse. 

O DESMEMBRAMENTO DA COMISSÃO DE ESPORTE, LAZER, TURISMO E CULTURA

Anteriormente na Casa Legislativa, a Comissão de Turismo, estava elencada juntamente à temática do Esporte, Lazer, Turismo e Cultura, entretanto, a partir do projeto de resolução nº 02/2023, de autoria da Vereadora Fátima Maria – PT, ocorreu o desmembramento destas comissões, com a justificativa de que os temas precisavam de atenção específica voltada às suas respectivas demandas. 

A COMISSÃO DE TURISMO

Atualmente, a Comissão de Turismo é presidida pelo vereador Rodrigo Pox -PDT, e tem como integrantes o vereador Dieguinho Santos – PSD e o vereador Kiko – MDB. A principal finalidade da Comissão é a proposição e o acompanhamento dos eventos relacionados à temática no município, bem como a divulgação ampla de suas atividades à população e aos usuários dos serviços abordados, visando acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos financeiros destinados à cidade para o ramo do turismo.

A CRIAÇÃO DA SECRETARIA DE TURISMO

A nova pasta, dirigida pelo secretário e ex-vereador, Gugu Streit Júnior, foi instalada no município de Viamão no dia 17 de julho de 2023, e tem por desígnio a promoção e a exploração do turismo na cidade, visando executar, elaborar e promover o apoio a projetos ou eventos de interesse social.