A Câmara Municipal de Viamão – CMV realizará sessão especial na próxima quinta-feira (11), às 19h, para apresentação do projeto Viamão 300 anos – Inventário Histórico, Econômico e Ambiental (1725 – 2025), que abarca o lançamento de um livro que reúne artigos de diversos autores, sob a edição de Elmar Bones e coedição de Vítor Ortiz. O projeto, que será apresentado no plenário Tapir Rocha, é financiado pela lei estadual de incentivo à cultura (Lei 13.490/2010) e tem o patrocínio das empresas Vetlog e Coopernorte, o que permite a comercialização do livro com valor mais acessível e cota promocional com desconto de 50% para estudantes, professores e pessoas de baixa renda, além de possibilitar a doação de 200 exemplares para o Sistema Estadual de Bibliotecas.

Na tarde desta terça-feira (09), o coeditor Vitor Ortiz e o jornalista José Barrinuevo reuniram-se com o presidente da CMV, Prof. Igor Bernardes – PL, e o vereador Dédo Machado – MDB, para falar sobre a iniciativa e a estruturação do projeto.

POTENCIAL – O projeto aborda o potencial de Viamão, os novos empreendimentos econômicos, a diversidade e as características ambientais do grande território rural viamonense. Além disso, o livro expõe episódios e marcos dos 300 anos de povoamento do município, a ser comemorado em 2025.

DIVERSIDADE – A diversidade é outro aspecto elencado na obra, com ênfase ao cultivo de oliveiras e a produção de azeite de oliva em Viamão, assim como às paisagens e à natureza que inspiram a espiritualidade em estabelecimentos como o Portais do Sul e o Centro Budista do Caminho do Meio. Também há abordagem sobre arte contemporânea com a Fundação Vera Chaves Barcelos.

VIAMÃO AMBIENTALMENTE RICA – O projeto traz, além disso, informações sobre o histórico Parque Estadual de Itapuã, as lagoas e as praias do Guaíba, apresentando, também, um artigo especial sobre a história geológica do município. Ainda no enaltecimento de uma Viamão rica ambientalmente, o livro aborda o Aquífero Guarani no subsolo da região rural.

HISTÓRIA – No resgate dos três séculos de história, a obra discorre sobre os primórdios e povos que ocuparam a região a partir do século XVIII, além dos impactos e principais acontecimentos da guerra farroupilha, a igreja barroca, as estâncias antigas e os marcos históricos.

Viamão 300 anos – Inventário Histórico, Econômico e Ambiental (1725 – 2025) compõe-se de diversos textos e imagens, com prefácio escrito pelo jornalista Eduardo Bueno (Peninha). Confira, abaixo, os autores:

Rualdo Menegat, Professor e Geólogo

Tao Golin, Professor e Historiador

Sérgio da Costa Franco, Historiador

Adriano Comissoli, Professor e Historiador

Alexssander Nascentes da Silva, Historiador

Eliani Guimarães Vieira e Jaime Abreu da Rocha, Genealogistas

Guilherme Maffei Brandalise, Historiador

Francisco Froes, Departamento de Memória da Prefeitura de Viamão

Rogério Mendelski, Jornalista Viamonense

Cléber Dione Tentardini, Jornalista

José Barrinuevo, Jornalista