Na tarde desta quarta-feira (31), aconteceu apresentação remota da Secretaria da Saúde de Viamão sobre o Relatório de Monitoramento da Gestão em Saúde, referente ao terceiro quadrimestre de 2020 da Prefeitura. Participaram da apresentação a diretora do Departamento de Atenção à Saúde – DAS, Rosimeri Tiziani; a coordenadora da Atenção Básica, Rita de Cássia Vargas; a contadora Natalia Mendes; e a secretária adjunta, Michele Galvão.

Na apresentação, que foi transmitida ao vivo pelo Facebook da Câmara Municipal de Viamão – CMV, foram expostos dados acerca do trabalho promovido pela Secretaria da Saúde de Viamão no referido período. Conforme divulgado no relatório, o saldo inicial acrescido de receitas e rendimentos para o terceiro quadrimestre de 2020 foi de mais de R$ 37 milhões e as despesas foram de mais de R$ 27 milhões.

ATENÇÃO BÁSICA – Em relação à Atenção Básica, houve a divulgação de que o acolhimento foi mantido em 100% das Unidades Básicas de Saúde – UBS, com a realização de 11.817 atendimentos. Em relação à Urgência e Emergência, destacou-se que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência contou com duas unidades de Suporte Básico (renovação da frota junto ao Ministério da Saúde), totalizando 1697 atendimentos no 3º quadrimestre de 2020.

Conforme o relatório, a Unidade de Pronto Atendimento – UPA de Viamão, que atende por 24h, nos sete dias da semana, contabilizou mais de 23 mil atendimentos no último quadrimestre do ano passado. Sobre a Fármacia, houve atendimento em relação aos medicamentos especiais, com duas farmácias especializadas, apresentando demanda significativa de atendimentos diários.

COMBATE À COVID-19 – No terceiro quadrimestre de 2020, a Secretaria da Saúde afirma que foram repassados mais de R$ 1,6 milhão de recursos federais ao município, destinados às ações de saúde para o enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19), conforme Portaria 480 de 23 de março de 2020.

No referido período houve o empenho de mais de R$ 1 milhão e foi efetuado pagamento de R$ 981.889,56 destes recursos através de diversos planos de aplicação que envolvem insumos e materiais hospitalares, Equipamento de Proteção Individual – EPI, material de higiene, limpeza e desinfecção, assim como aquisição de testes para detecção do vírus.

A apresentação detalhada dos dados pode ser conferida em vídeo da transmissão ao vivo que aconteceu no Facebook (@camaradeviamao).