Na sessão ordinária de terça-feira (26), foi aprovado o projeto de lei 20/2024, que autoriza o Poder Executivo Municipal a repassar R$ 200 mil à União Tradicionalista Viamonense – UTV, com a finalidade exclusiva de realizar o 41º Rodeio Crioulo de Viamão e a 2ª Expoviamão, priorizando ações socioculturais de valorização da cultura gaúcha, das coisas do campo e do agronegócio. A UTV é uma entidade associativa sem fins lucrativos, representativa do movimento tradicionalista gaúcho na cidade.

De acordo com o projeto de lei, para a realização das despesas expostas, fica autorizada a abertura de crédito adicional especial no orçamento corrente. A União Tradicionalista Viamonense deverá empregar os recursos na contratação de serviços, apresentações culturais e musicais, insumos para realização dos eventos e custeio de todas as atividades que compõem o 41º Rodeio Crioulo de Viamão e a 2ª Expoviamão. Segundo a proposição, a UTV fica obrigada a prestar contas dos recursos repassados no prazo de 90 dias a contar da liberação do recurso.

RODEIO E EXPOVIAMÃO – O Poder Executivo destaca no projeto que, em 1992, uma lei municipal definiu abril como o mês do Rodeio Interestadual de Viamão, tornando o Rodeio de Viamão a festa máxima do tradicionalismo no município. Hoje chamado de Rodeio Crioulo de Viamão, segue sendo realizado no Parque de Rodeios Bento Gonçalves, da Escola Técnica de Agricultura – ETA, no Passo do Vigário, com público estimado em mais de 30 mil pessoas nas últimas edições.

Em 2023, com a ampliação da participação da Prefeitura Municipal, foi criada, junto ao Rodeio Crioulo de Viamão, a 1ª Expoviamão, para fortalecer o viés pedagógico e rural da Escola e do município, acrescentando, além das provas campeiras, mostras e oficinas técnicas e culturais, assim como exposição de animais, máquinas e implementos, shows e bailes.

O Poder Executivo ressalta que a segunda edição da Expoviamão apresenta ainda mais força, valorizando a produção rural e as diversas cadeias produtivas que compõem o cenário do agro local, dando voz aos produtores rurais, de maneira a enaltecer valores como diversidade e sustentabilidade.

A programação deste ano inclui exposição de animais, provas campeiras, concurso memorial fotográfico, concurso sensorial do mel, concurso de assado de ovino, encontro de cuteleiros viamonenses, provas de laço exclusivas para produtores rurais, mostra expositiva de abelhas nativas, mostra cultural “Caminhos de Saint Hilaire”, máquinas e implementos agrícolas, oficinas de irrigação, horticultura, produção sustentável e muito mais.