Após a passagem de fortes chuvas que assolaram o Estado do Rio Grande do Sul na madrugada da última quinta-feira (21), o município de Viamão sofreu com mais um apagão de energia elétrica. Na manhã do ocorrido, a cidade encontrava-se às escuras, consequência que se estendeu até a noite e que, para muitos viamonenses, residentes de zonas afastadas, perdura até a presente data. 

A CEEE Equatorial tem sido pauta recorrente nas sessões plenárias da Casa Legislativa de Viamão, após uma série de falhas na prestação de serviço aos usuários, tornando-se alvo de denúncias e reclamações por parte dos  moradores da cidade. 

O estopim ocorreu na tarde da última sexta-feira (22), após o temporal, com o falecimento de Marcelo Henrique Lopes Rosa, um menino de 11 anos, que foi acometido por um choque de um fio energizado enquanto brincava na rua, no Bairro São Lucas. Marcelo chegou a ser socorrido por equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e encaminhado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, entretanto, não resistiu.

Na sessão plenária de terça-feira (26), os vereadores manifestaram seu descontentamento com a prestação de serviço oferecida pela empresa, enfatizando o incidente referido. 

O vereador Alex Boscaini – PT ressaltou que o Governo Estadual, responsável por conceder a concessão à iniciativa privada, deve cobrar uma posição da empresa, junto ao Ministério Público do Rio Grande do Sul. Alex Boscaini também falou sobre as casas geriátricas do município, que ainda estão sofrendo com as consequências da falta de energia elétrica. 

“Não há como esta Casa Legislativa não se manifestar acerca do que ocorreu na cidade nesta semana. É preciso recorrer ao Ministério Público Estadual, ao Governo Estadual, que tem a incumbência de fiscalizar e tomar as medidas cabíveis em relação à empresa. Em algumas regiões, as pessoas seguem sem energia elétrica. A população clama e nós estamos de mãos atadas. Temos casas geriátricas, nas quais os idosos estão passando por dificuldades em decorrência desta situação. Precisamos saber onde estão os órgãos de fiscalização neste momento!”, enfatizou o parlamentar. 

Na sequência, corroborando com os relatos de um serviço deficitário, a vereadora Eda Regina, integrante da bancada do PDT,  comentou a respeito da falta de comunicação eficiente com a empresa. Além disso, a parlamentar trouxe à tribuna a situação de uma senhora que perdeu sua casa, após um poste de energia elétrica despencar em cima do seu telhado. 

“Tenho um canal de comunicação direto com o gerente da CEEE Equatorial, com a finalidade de enviar demandas, reclamações e pedidos que chegam até meu gabinete, mas, ainda assim, não sou respondida de forma adequada e fico sem respostas para dar à população. No bairro Augusta, uma senhora acabou perdendo sua casa devido à queda de um poste. Não houve retorno por parte da empresa”, concluiu.