Na tarde da última terça-feira (17), aconteceu, na Casa Legislativa de Viamão, uma reunião promovida pelas vereadoras Denise Guedes – PSDB e Fátima Maria – PT, além do vereador Markinhos da Estalagem – PSB, com entidades municipais e líderes comunitários. Estiveram presentes na reunião, a Liga Independente das Escolas de Samba de Viamão (LIESV), associação Ubuntu Ukama, Secretaria de Cultura de Viamão, Sindicato dos Municipários de Viamão (SIMVIA), Cooperativa dos Povos Tradicionais de Matriz Africana (COOPTMA) e o Departamento de Cidadania e Direitos Humanos.
A vereadora Denise Guedes esclarece que a reunião teve por objetivo definir os representantes para o grupo de trabalho do CMPIR, sendo nove integrantes do governo e nove integrantes da sociedade civil, a fim de elaborar edital e retificar os artigos n° 6 e 12 da lei, para facilitar o acesso às entidades dentro do processo. Ainda na reunião, foi sugerida a criação do Fundo Municipal da Igualdade Racial para o CMPIR.
O Conselho participará da elaboração da proposta orçamentária do Governo Municipal no que diz respeito à comunidade afrodescendente. Por fim, definiu-se os integrantes da comissão de implantação do CMPIR, sendo eles, a presidente do SIMVIA, Maria Darcila Tinoco, o presidente da Escola de Samba Vila Isabel, Jorge Corrêa, Gilmar, Silvia Roldão, Hermenegildo e Baba Phil.
CMPIR – O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR), é o órgão público que tem a incumbência de desenvolver estudos, propor medidas e políticas voltadas para a comunidade afrodescendente, com o objetivo de eliminar as discriminações que atingem a sua integração plena na vida socioeconômica, política e cultural. O CMPIR é vinculado à Secretaria Municipal da Cidadania e Assistência Social (SMCAS).