O 41º Rodeio Crioulo de Viamão e a II ExpoViamão realizados na última semana, no Parque Bento Gonçalves, na Escola Técnica de Agricultura – ETA, localizada no Passo do Vigário, apresentaram muitas atrações campeiras e artísticas à comunidade, alusivas à cultura tradicionalista. Neste ano, houve a retomada do Rodeio Artístico e Cultural, o concurso de assados ovinos e a 1° edição do Concurso Rodeio de Viamão em Fotos. A II Edição da ExpoViamão também fez parte da programação, apresentando uma feira agropecuária com oficinas temáticas de horticultura, irrigação e de criações.

O presidente da Câmara Municipal de Viamão – CMV, Luisinho do Espigão – PSDB, enfatizou a importância da atuação da União Tradicionalista Viamonense – UTV na organização do Rodeio da ETA, também parabenizando o Poder Legislativo pela aprovação de projeto para o repasse de recursos destinados à realização dos eventos tradicionalistas.

“Parabéns à UTV pela manutenção da tradição gaúcha e a todos que fizeram as suas apresentações, contribuindo para o sucesso do evento. O Rodeio esteve lotado desde a quinta-feira e fechou com chave de ouro no domingo”, destacou o presidente.

O vereador Rodrigo Pox – Podemos também enalteceu as diversas apresentações artísticas, shows gratuitos, bailes e demais atrações. “O Parque Bento Gonçalves é um local tradicional na cidade. Pelo 2º ano consecutivo, o Rodeio da ETA teve recorde de participação, com muitos acampamentos e piquetes. Este é um evento que fomenta o turismo, trazendo muitas pessoas da região metropolitana de Porto Alegre para cá”, disse. O vereador afirmou que, apesar da chuva, o evento foi um sucesso também para lojas e showrooms, que obtiveram bons resultados de vendas com maquinários e praça de alimentação.

Ao falar na tribuna, o vereador André Gutierres – Progressistas citou que o Rodeio da ETA é um dos maiores do Rio Grande do Sul, sendo motivo de orgulho dos viamonenses. “Presenciei, no sábado, a felicidade da nossa população, de visitantes da região metropolitana e de outros municípios do Estado. Este é um evento que gera emprego e renda. Viamão tem a marca da Revolução Farroupilha, do gaúcho, sendo uma das cidades que mais tem Centros de Tradições Gaúchas – CTGs”, finaliza o parlamentar.