Na sessão plenária desta terça-feira (16), Magda Chagas, coordenadora do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase – Morhan, utilizou o espaço de tribuna popular para falar a respeito do funcionamento do Compede, e do papel que o movimento Morhan desempenha no Conselho e no município de Viamão.

Magda enfatizou que o Morhan é um movimento conhecido nacionalmente, com 43 anos de história, totalizando 30 núcleos regionais espalhados pelo país. A coordenadora também falou sobre a atual situação dos pacientes que estavam no antigo Hospital Colônia e informou sobre o que acontecerá com o patrimônio histórico que se encontra na instituição.

“É importante frisar que o Morhan não está somente atrelado ao Hospital Colônia de Viamão, o Morhan é um movimento nacional, com mais de 30 núcleos. O núcleo da região metropolitana foi o principal responsável pela luta em favor dos pacientes que estavam no Hospital Colônia em Itapuã e que hoje passam muito bem. A parte histórica do hospital tornou-se patrimônio cultural estadual e em breve será também patrimônio histórico federal”, disse.

Por fim, Magda ressaltou que atualmente o Morhan faz parte do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência – Compede e do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência – Coepede. Além disso, a coordenadora chamou atenção para a necessidade de melhoria nas políticas participativas do município, fazendo um apelo para que a comunicação entre os cidadãos e o poder público seja mais eficaz, a fim de viabilizar soluções para as pautas e demandas tratadas nos conselhos. 

“O Morhan possui uma cadeira dentro do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Isso é algo muito importante para o movimento, pois o conselho é encarregado de executar uma política participativa, e os movimentos sociais representam a voz do povo dentro destes espaços. Embora a população esteja descrente da eficiência dos conselhos, o Morhan faz parte do Compede e do Coepede, e não desistirá da luta. A comunicação deve ser melhorada, pois o povo precisa saber que estão sendo realizadas plenárias, e a comunidade deve e pode participar”, concluiu.

Morhan 

O Morhan é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 6 de Junho de 1981. Suas principais atribuições são voltadas para a eliminação da Hanseníase através de atividades de conscientização e foco na construção de políticas públicas eficazes para a população. O Morhan luta pela garantia e respeito aos Direitos Humanos das pessoas atingidas pela hanseníase e seus familiares.

Compede

O Compede tem o objetivo de assegurar às pessoas com deficiência, no município de Viamão, o pleno exercício de seus direitos individuais e sociais. O Conselho é pautado pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (13.146/2015), que institui o Estatuto da Pessoa com Deficiência, destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.