Por iniciativa do vereador Eraldo Roggia – PTB, a Câmara Municipal de Viamão, concedeu o título de cidadão viamonense ao poeta e compositor gaúcho Edson Casagrande, na sessão plenária desta quinta-feira (11). 

Edson Casagrande nasceu em Porto Alegre, é poeta, compositor e regionalista gaúcho. Mudou-se ainda jovem para o município de Viamão, onde reside desde 1960. Sua trajetória artística iniciou no ano de 1967, perpassando o ramo da literatura e da arte como um todo, através de diversos trabalhos publicados pelo mundo e parcerias musicais com artistas gaúchos. 

O vereador Eraldo Roggia parabenizou o homenageado e destacou a necessidade de incentivar artistas que desenvolvem seus trabalhos no município de Viamão. 

“O que me incentivou a realizar esta homenagem foi a necessidade de dar o devido reconhecimento ao Edson. É um orgulho para os viamonenses tê-lo como poeta dentro da nossa cidade. O Edison representa Viamão, e nós precisamos que o poder público incentive essas pessoas que realizam este tipo de trabalho em nosso município. Hoje sinto um grande orgulho em ser o autor desta homenagem feita para este grande artista”, concluiu. 

Edson subiu à tribuna para agradecer aos parlamentares e à comunidade viamonense, que tem sido sua fonte de inspiração, para a criação da sua arte e preservação da cultura viamonense. 

“Emoção e gratidão definem este momento singular em minha vida ao receber o título de cidadão viamonense. Um laço indelével, que agora se cristaliza entre minha arte e esta terra que é a musa inspiradora da minha poesia e das minhas canções. Este reconhecimento, embora dirigido à minha pessoa, é na verdade uma celebração de nossa cultura e de nossa história, do amor que todos nós compartilhamos por Viamão. Portanto, dedico este título a cada um de vocês, que são a verdadeira fonte de inspiração para a minha arte. Deixo um agradecimento especial aos habitantes desta cidade que, com o seu dia a dia, suas história e sua paixão por Viamão, fornecem a tinta e a inspiração para minha caneta”, disse. 

Por fim, a cantora Isa de Souza, participante do programa da Rede Globo, The Voice Kids, no ano de 2023, esteve presente com seu violão para acompanhar o compositor em uma declamação criada por ele sobre a importância do papel da educação e dos professores. 

“Bendita a nação que valoriza os professores, a educação precisa das mãos do educador, dar-lhe seu real valor é o mínimo de decência. Sua profissão se embasa no autoconhecimento, disfarça a dor e sofrimento. Aprendem e esquecem, quem lhe deu tantos valores, e tratam os professores da forma que não merecem. O sucesso é individual e cada um tem seu talento, mas é no ensinamento que se aguçam os valores, os garis e os doutores, todos têm seus desafios. Mas todos saíram, das mãos do educador”, declamou o poeta.