UTV homenageia o folclorista Paixão Côrtes

961
Na sessão desta terça-feira (28), o tradicionalista e presidente da Comissão de Ética da UTV – União Tradicionalista Viamonense, Valdecir Chamurro, utilizou a tribuna popular para homenagear o folclorista Paixão Côrtes, que faleceu na tarde de ontem (27), em Porto Alegre.
“Lamentamos o falecimento daquele que consideramos como último ícone do tradicionalismo do Rio Grande do Sul. Paixão Cortês nos estimula a manter um movimento autêntico e a não deixarmos morrer a chama da Centelha Crioula. Estamos de luto, mas seguimos com o exemplo do gauchismo deste grande tradicionalista”, fala Valdecir.
Paixão Côrtes: João Carlos D’Ávila Paixão Côrtes morreu na segunda-feira (27), aos 91 anos. Ele estava internado no Hospital Ernesto Dornelles, na capital gaúcha. O velório foi realizado no Palácio Piratini e o governo do Rio Grande do Sul decretou luto oficial de 3 dias. Paixão Côrtes nasceu em Santana do Livramento, no dia 12 de julho de 1927. Era agrônomo, mas ficou conhecido como folclorista, pesquisador e radialista, sendo um dos maiores representantes do tradicionalismo no Estado gaúcho. Serviu de modelo para a estátua do Laçador, monumento que homenageia o gaúcho na entrada do município de Porto Alegre.