O vereador Guto Lopes – PSOL entregou certificado de parabenização para o Grupo Teatral Leva Eu, por ter completado 20 anos de atividades em 2019, estreando sua maior montagem teatral, o espetáculo musical “Os Saltimbancos – Em busca da liberdade”, de Chico Buarque. O projeto foi contemplado com o Edital de Montagem SEDACTEL nº 26/2017 “Pró-Cultura RS FAC”, do governo do Estado. A homenagem aconteceu na sessão desta quinta-feira (02), na Câmara Municipal de Viamão – CMV.
“Além dos espetáculos produzidos, o grupo tem forte expressão cultural na cidade pela produção de eventos que mobilizam a classe artística nos âmbitos municipal e estadual”, diz o vereador Guto Lopes.
O Cortejo Cultural e a Mostra de Dança Viamonense, eventos anuais iniciados em 2016, divulgam os trabalhos locais, enquanto o Festival Viamonense de Teatro Estudantil (FEVITE) contempla grupos estudantis de teatro de todo o Estado.
“Por meio destes eventos, o grupo está engajado em promover a formação de plateia no município e busca oportunizar que jovens e adultos tenham o contato com a arte através de oficinas, workshops e palestras”, completa o parlamentar.
HISTÓRIA – O Grupo Teatral Leva Eu existe desde 1999, em Viamão. Em sua história, sempre trabalhou com espetáculos adultos e comédias. Em 2011, surge o primeiro trabalho infantil: O Mágico de Oz, que em duas temporadas foi sucesso de crítica e público em Porto Alegre, região metropolitana e fronteira. Assim como “A princesa e Lua”, fábula montada em 2013 que emocionou adultos e crianças, no mesmo ano foi encenado o primeiro drama do grupo, “Bodas de Papelão”, que mostrou a realidade dos moradores de rua. Em 2014, o grupo inovou com um vasto repertório de espetáculos, incluindo a montagem do primeiro trabalho teatral bilíngue, que apresenta a importância do estudo da língua estrangeira, “O Chapeleiro Maluco”. O grupo já viajou por todo o Rio Grande do Sul, participando de festivais, mostras e feiras do livro, recebendo inúmeros prêmios.