O projeto de lei 95/2020, de autoria do vereador Evandro Rodrigues – DEM, que inclui a disciplina de Língua Brasileira de Sinais – Libras na rede municipal de educação, foi aprovado na Câmara Municipal de Viamão – CMV.

“Aprender Libras é fundamental para o desenvolvimento nos aspectos social e emocional, não apenas do deficiente auditivo, mas também de todos que fazem parte do seu convívio. Ainda assim, o ensino da Língua de Sinais é bastante precário no Brasil. Muitos deficientes auditivos aprendem a linguagem em centros voltados exclusivamente para pessoas com deficiência”, fala o vereador Evandro Rodrigues.

Conforme a justificativa do PL, a Língua Brasileira de Sinais é uma forma de linguagem natural, criada para promover a inclusão social de deficientes auditivos. Em 2002, foi reconhecida pela Lei de nº 10.436 como uma das línguas oficiais do país, sendo regulada pelo Decreto nº 5.626/2005. O que diferencia a Língua de Sinais das demais é que, no lugar do som, utiliza os gestos como meio de comunicação, marcados por movimentos específicos realizados com as mãos e combinados com expressões do corpo.