Na tarde de ontem (11), o prefeito de Viamão, Engenheiro Nilton Magalhães – PSDB, manifestou, por meio de ofício, proposta à Fundação Universitária de Cardiologia (FUC) para aquisição do Hospital Viamão, com oferta no valor de R$ 24 milhões para que o montante seja depositado em totalidade diretamente na conta do processo de recuperação judicial. O anúncio foi feito pelo vereador e líder do governo na Câmara, Armando Azambuja – PSDB, na sessão plenária de quinta-feira (11).
Conforme exposto pelo prefeito em ofício, a efetiva aquisição do Hospital Viamão está condicionada à priorização do pagamento das dívidas com os trabalhadores que vierem a ser desligados.
Em sua fala, o vereador Armando elencou as diversas dificuldades pelas quais o hospital da cidade passa, como o fechamento da maternidade, dos serviços de traumatologia e ortopedia; redução dos leitos de internação para adultos; baixa disponibilidade de leitos de internação pediátrica; redução de dois para um plantonista médico pediátrico; falta de manutenção nos equipamentos, gerando desassistências; redução dos leitos na sala vermelha de quatro para dois; negativa de acesso a exames diagnósticos importantes como endoscopia e colonoscopia; baixa oferta de procedimentos de cirurgia geral, dentre outros problemas, que somados à crise financeira, acarretam prejuízos à população.
“Esta proposta de aquisição do Hospital Viamão está baseada em avaliações e critérios do mercado imobiliário e, com base nos estudos realizados, é ofertado o valor de R$ 24 milhões. Estes recursos estão sendo contraídos através do Banrisul, com financiamento em 108 parcelas, sem juros, multas e encargos, pois estes valores serão custeados pelo governo do Estado”, explica o vereador Armando.
O parlamentar afirma que a proposta foi possível após a aprovação dos projetos 29 e 30/2024 pelo Poder Legislativo viamonense, destinados à compra do Hospital de Viamão e à doação de imóvel para construção de unidade hospitalar regional no município.
“Estamos passando para um novo momento em relação à saúde da cidade, pois além de prospectar a compra do Hospital Viamão, a partir dessa proposta, a Prefeitura passará a administrar e fazer a gestão do hospital, evitando o seu fechamento. Com a municipalização do Hospital Viamão em convênio com o Estado, haverá melhorias na qualidade do serviço”, enfatiza.