A Câmara Municipal de Viamão – CMV realizou audiência pública no último dia 19, sobre os possíveis impactos da pulverização aérea de agrotóxicos. O tema foi proposto pelo vereador Adão Pretto Filho – PT, que conduziu os trabalhos.

“Fizemos uma audiência pública muito produtiva, com várias entidades representativas do município, contando, principalmente, com a presença de agricultores. A nossa preocupação se relaciona com a saúde da população e com a preservação do meio ambiente. Temos também o cuidado em relação à produção em grande escala. É preciso primar pela saúde das pessoas, criando alternativas que não afetem o agricultor economicamente, possibilitando a produção de uma comida saudável, sem agrotóxicos”, pondera o parlamentar.

Central de abastecimento – Na semana passada, o vereador Adão Pretto Filho esteve na Secretaria Estadual de Agricultura para apresentar um projeto sobre a possibilidade de estruturação de uma Central de Abastecimento aos agricultores da cidade.

“Apresentamos o nosso projeto para a criação de uma espécie de Central de Abastecimento, como se fosse um Mercado Público, uma mini Ceasa em Viamão. Pedimos auxílio ao governo do Estado, para que possamos ter na ERS 040, uma Central de Abastecimento para o agricultor de Viamão, possibilitando que traga e comercialize seu alimento. Isso também pode ser ampliado para o artesanato e outros itens que beneficiem um processo de comercialização direta na cidade”, fala o vereador Adão Pretto Filho.