Foto: Comunicação do gabinete da vereadora Fátima Maria.

Na sessão plenária de terça-feira (27), a vereadora Fátima Maria – PT (Mandato Coletivo Teremos Vez) subiu à tribuna para falar sobre a temática de combate ao assédio enfrentado pelas mulheres nos eventos carnavalescos, e informar sobre a proposta de implementação do “Protocolo Não é Não” nos desfiles que irão acontecer no dia 16 de março, na Praça da Avenida Liberdade – Santa Isabel.  

A vereadora e o parlamentar William Pereira – PTB reuniram-se na tarde de terça-feira (27), junto à Polícia Civil, Brigada Militar e o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência – CRM , para discutir a possibilidade de realizar a garantia eficiente da segurança das mulheres no referido desfile.

Foto: Fernanda de Fraga

A ação objetiva colocar em prática o “Protocolo Não é Não”, lei municipal 5292/2023, sancionada dia 18 de abril de 2023, que prevê o enfrentamento e atendimento às mulheres vítimas de violência sexual ou assédio em estabelecimentos como bares, boates e locais de festas de grande circulação no âmbito do município.

A parlamentar salientou que o carnaval faz ressurgir algumas temáticas importantes que devem ser amplamente discutidas, reiterando que a finalidade da proposta às entidades é alcançar a plena segurança das mulheres no espaço público para além do carnaval.  

Foto: Comunicação do gabinete da vereadora Fátima Maria.

“Eu e o vereador William estamos trabalhando juntos em uma parte fundamental do carnaval, que é a realização de um evento sem assédio para as mulheres. Esta proposta tem o objetivo de garantir que as mulheres possam ter a sua liberdade assegurada, não somente no carnaval, mas também em todos os estabelecimentos de diversão. Sabemos que muitas pessoas ainda confundem o carnaval, por conta da exposição da figura feminina, e supõem que essa exposição confere um domínio público sobre seus corpos. Portanto, iremos trabalhar para que, no final de semana dos desfiles, tenhamos um espaço reservado para assegurar a garantia da integridade de todas as mulheres no evento de carnaval”, disse.

Foto: Comunicação do gabinete da vereadora Fátima Maria.