As duas Comissões Parlamentares de Inquérito – CPIs abertas na Câmara Municipal de Viamão – CMV para apurar denúncias de corrupção na administração do município iniciaram seus trabalhos de apuração nesta semana, após a indicação dos integrantes das Comissões pelos líderes de bancada.
“Temos a tarefa de estar ao lado das comunidades, recebendo as demandas e fiscalizando o Poder Executivo. Quando recebemos as denúncias de fraudes, de corrupção e de possível organização criminosa na Prefeitura, imediatamente tomamos as providências necessárias para o devido esclarecimento dos fatos. Temos de cuidar dos interesses do município de Viamão, verificando todas as denúncias com rigor, responsabilidade, disciplina e respeito ao Regimento Interno”, fala o presidente da CMV, André Gutierres – Progressistas.
O vereador Guto Lopes – PSOL preside a CPI que investiga denúncias sobre a existência de uma suposta organização criminosa na Prefeitura.  “Segundo essa denúncia, haveria uma organização atuando em desfavor da gestão. É nosso dever saber quem fazia parte dessa organização criminosa e os danos causados ao erário público”, diz o vereador Guto Lopes.
Também foi aberta uma Comissão para apurar denúncias de fraudes em licitações, presidida pela vereadora Belamar Pinheiro – PSDB. “Essa é uma denúncia proveniente do Poder Executivo. O povo viamonense precisa de esclarecimentos sobre isso. Não podemos ser omissos, a investigação deve ser realizada com toda a lisura necessária”, enfatiza a parlamentar.
Confira abaixo os integrantes das CPI’s:

Comissão que investiga denúncias de organização criminosa:
Guto Lopes – PSOL (presidente da CPI)
Jessé Sangalli – PSDB
Nadim Harfouche – Progressistas
Maninho Fauri – PSD
Evandro Rodrigues – PSDB
Adão Pretto Filho – PT
Guguzinho Streit – PTB

Comissão que investiga denúncia de fraude em licitação:
Belamar Pinheiro – PSDB (presidente da CPI)
Edi Bagé – PSDB
Joãozinho da Saúde – MDB
Rodrigo Pox – PDT
Igor Bernardes – PPS
Xandão Gomes – PRB
Márcio Katofa – PSB

O prazo de funcionamento das Comissões Parlamentares de Inquérito é de 120 dias.