Na sessão plenária da última quinta-feira (7), o deputado estadual Professor Bonatto – PSDB esteve na Câmara Municipal de Viamão para anunciar a liberação de emendas parlamentares destinadas à área da saúde do município. Também compareceu ao plenário Tapir Rocha, o prefeito Engenheiro Nilton Magalhães – PSDB.

“Entrego uma emenda específica para a saúde da cidade no valor de R$ 400 mil. Na segunda-feira (11), destinarei uma emenda de R$ 200 mil ao Hospital Viamão. Não resolverá os problemas, mas é uma verba que estará disponível para que o hospital possa apresentar e implementar seu plano de trabalho. O hospital não pode e não vai fechar, pois a nossa cidade precisa desta instituição que existe há mais de 77 anos, e que, atualmente, passa por muitas dificuldades com a diminuição de serviços que deveria manter e ampliar para Viamão”, fala Bonatto.

O deputado estadual também falou sobre a construção do Hospital Regional na cidade, de alta e média complexidade em Viamão, com capacidade de até 600 leitos. “Haverá 10 especialidades no Hospital Regional, com maternidade completa e casa para gestante em situação de risco e vulnerabilidade. Serão disponibilizadas cirurgia geral, torácica, pediátrica, UTI AD3, UTI pediátrica, leitos de saúde mental, cardiologia, neurologia e oncologia”, cita.

O Hospital será construído no terreno cedido pela prefeitura, comprado no ano de 2021, atrás do atual Instituto de Cardiologia de Viamão. O referido anúncio foi feito pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul e prevê que a iniciativa será viabilizada por meio de Parceria Público-Privada (PPP). o projeto será estruturado pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), e a estimativa é de que as obras iniciem em 2025.