Com o objetivo de arrecadar recursos para o hospital de Viamão, o vereador Alex Boscaini – PT protocolou o projeto de lei n° 8/2024, que institui o Programa Troco Solidário. O projeto consiste na doação voluntária de moedas e valores excedentes em transações comerciais, realizadas nos estabelecimentos participantes do programa. A proposição ainda passará pelos trâmites previstos no Regimento Interno da Câmara Municipal de Viamão – CMV para depois ser votada em sessão plenária.

Este programa visa a contribuição com as demandas financeiras do hospital, como despesas operacionais, aquisição de equipamentos médicos, insumos e melhoria na infraestrutura. 

O PL também destaca que todos os estabelecimentos comerciais do município serão incentivados à adesão ao Programa, fazendo com que o engajamento desperte o senso de solidariedade e responsabilidade social na comunidade. 

Conforme definido no projeto, o Poder Executivo Municipal ficará responsável pela regulamentação e fiscalização do Programa, assegurando a transparência na destinação dos recursos arrecadados,  e realizará o intermédio entre os comerciantes interessados em participar.