Em alusão ao Dia Internacional das Mulheres, a Câmara Municipal de Viamão – CMV homenageou oito mulheres na tarde desta quinta-feira (7), com o troféu  “Mulher Cidadã Márcia Santana”. A premiação tem por objetivo reconhecer o trabalho de mulheres que se destacaram através de serviços prestados à sociedade, promovendo o desenvolvimento e a igualdade social no município. As indicações foram apresentadas pelo Conselho Municipal de Direitos das Mulheres – COMDIM/Viamão no período do ano de 2023.

A lei municipal 5041/2021, que instituiu a referida premiação, é de autoria da vereadora Fátima Maria – PT (Mandato Coletivo Teremos Vez), que compôs a Mesa Diretora da sessão solene, juntamente à vereadora Eda Regina – PDT. Também compuseram a mesa a representante do Conselho Estadual de Direitos das Mulheres, Denise; a presidente do COMDIM, Denise Nunes; e a conselheira do COMDIM, Rita de Cássia.

Fátima Maria deu início à premiação falando sobre o papel que Márcia Santana desempenhou, no Estado do Rio Grande do Sul, e para o município de Viamão. 

“Este troféu é uma homenagem à uma grande mulher viamonense, mulher negra, Márcia Santana. Ela foi a primeira secretária mulher do governo do Estado, momento em que tivemos a primeira secretária de mulheres do governo do estado. A Márcia foi, e é, uma inspiração para que criássemos esse projeto”, disse.

As demais componentes da mesa realizaram uma fala a respeito da importância da mulher ocupar os espaços públicos e políticos, e que esta luta não deve ser somente travada por elas, mas pela sociedade como um todo. Além disso, foi enfatizada a pauta sobre o combate à violência contra a mulher no país, e a crescente necessidade de debater este assunto. 

Na sequência, a vereadora Fátima Maria estabeleceu a dinâmica de entrega da premiação, em que as entidades que realizaram as indicações ao COMDIM entregaram os troféus para as respectivas homenageadas. 

Confira, abaixo, as homenageadas e suas respectivas áreas de destaque:

  • Defesa dos Direitos da Mulher e Combate à Violência contra a Mulher – Sra. Jaisa Girardi Morais. 

Jaisa Girardi Morais, nasceu em Porto Alegre, mas vive há mais de vinte anos na cidade de Viamão. É professora de literatura, e desde cedo, questionava a estrutura patriarcal da sociedade. Em 2011, aos treze anos, escreveu uma homenagem ao dia das mulheres. “Lutar faz parte de nós, faz parte da nossa vida, e eu como uma jovem bem antenada, jamais vou parar de lutar por minhas vontades e meus sonhos, tendo certeza de que nenhuma mulher desista tão fácil assim”. Atualmente, Jaisa constrói junto às alunas da Escola Estadual Açorianos, atividades que movimentam e que visam amenizar a violência de gênero nas escolas, além disso, Jaisa desenvolve o projeto Maria da Penha. 

  •  Educação da Mulher – Sra. Maria Eliza Canabarro da Silva.

Maria Eliza Canabarro da Silva, é uma mulher negra, de 53 anos, mãe de dois filhos homens. Moradora de Porto Alegre, formada na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Pedagogia Especial, com habilitação em Deficiência Mental, especialista em gestão escolar, formada em psicomotricidade e psicopedagogia. Há vinte e nove anos, Eliza é servidora pública do município de Viamão, contribuindo em diversas frentes desde então, no desenvolvimento de trabalhos com crianças, adolescentes e jovens adultos. 

  •  Promoção da Política da Mulher – Sra. Magda Chagas.

Magda Chagas é enfermeira formada pela UFRGS, com pós-graduação em atendimento ao paciente em situação crítica de saúde pela UFRGS, aluna PEC no mestrado e doutorado em educação pela UFRGS. Graduada em Educação Física, pela SOGIPA, consultora em saúde, docente e idealizadora da equipe desportiva da SOGIPA. Magda também é idealizadora do coletivo de meninas e mulheres “Para Elas, Com Elas/ Viamão RS”, e membro do Fórum de Combate à Intolerância e ao Discurso de Ódio do Rio Grande do Sul. 

  • Profissionalização e Emprego da Mulher – Sra. Ângela Perpétua de Souza Ferraz.

Ângela Perpétua de Souza Ferraz é natural de Arroio dos Ratos- RS, tem 64 anos, é mãe de três filhos e avó de três netos. Reside no município de Viamão desde 1979, e é associada ao Clube de mães da Santa Isabel desde 1984, sua paixão pelo artesanato e pela culinária, a levou ao desejo de repassar seus conhecimentos através do voluntariado. Com cursos e oficinas, Ângela busca compartilhar minhas habilidades com as associadas do clube, e com a comunidade em geral. Seu objetivo é proporcionar oportunidades às mulheres que desejam desempenhar uma atividade profissional, gerando renda, ou mesmo, para que encontrem um passa-tempo enriquecedor. 

  • Relevante trabalho social na área da saúde nas comunidades – Sra. Tânia Regina Ayres Castro.

Tânia não pôde comparecer à homenagem, e foi representada pela presidente do Viamama, Marilisa Peeters.

Tânia Regina Ayres Castro é natural de Viamão, sócia fundadora do grupo de apoio e prevenção ao câncer de mama de Viamão, também é embaixadora em defesa da saúde da mama e luta pela garantia e ampliação dos direitos da paciente com câncer de mama, através da fundação filantrópica Femama. Em 2008, Tânia foi acometida por um câncer raro de mama, tendo um prognóstico de seis meses de vida somente. Contrariando as projeções médicas, ela lutou e venceu esta luta. Fazendo desta vitória, um propósito para a sua vida, no auxílio a outras mulheres que passam por esta situação. 

  • Luta contra o Racismo, a Xenofobia, LGBT Fobia e Preconceito – Sra. Karla Renée Machado.

Karla Renée Machado é moradora da Santa Isabel, chegou ao município de Viamão na década de oitenta, acompanhada por sua mãe e seus sete irmãos. Nos anos 90, formou-se em pedagogia, com habilitação em orientação educacional e especialização em educação infantil. Atualmente, é professora concursada da rede municipal de Alvorada e Viamão. Como coordenadora do grupo de combate ao racismo e à discriminação, contribuiu com a elaboração da lei que garante uma cota de 44% das vagas dos concursos e estágios para afrodescentes. É educadora popular, faz parte da coordenação do Fórum municipal da igualdade racial, do Fórum Municipal dos Direitos das mulheres e da direção do Sindicato dos Servidores do Município de Viamão. 

  • Relevante Trabalho Social na Área Esportiva e que se Destacam no Esporte – Sra. Vera Rosa.

Vera Regina Rosa é natural de Viamão, mãe de seis filhos e avó de quatro netos. Por ter somente filhos homens, Vera sempre se preocupou em ensiná-los o bom caminho, principalmente no incentivo à prática de esportes. Vera possui um projeto social, que iniciou em  2016, chamado “Só Parcerias FC”, no bairro Pró-Morar. Este projeto é desenvolvido com crianças, e os alunos são incentivados a terem um bom desempenho escolar, para que sigam participando do projeto. Além das regras do esporte, é ensinado a boa conduta em sociedade, para a formação de bons cidadãos. 

  • Defesa e fomento ao Tradicionalismo Gaúcho – Sra. Fernanda Feijó de Lima Silva

Desde pequena, Fernanda já participava da invernada de danças do CTG Tiro de laços de Águas Claras, participava das patronagens e foi integrante da invernada de danças do CTG Capela Grande. Foi sócia fundadora do piquete da associação Águas Claras, em 2005, onde participou do acendimento da Chama Crioula em Viamão. Atualmente é sócia ativa do CTG Armada Grande, em que participa da invernada de danças Xirú. É grande incentivadora de suas filhas, junto com seu marido, nos rodeios artísticos e culturais, nas modalidades de poesia, a nível municipal e nacional. Acredita que o futuro das tradições está nos jovens e nas crianças, e para isso dedica-se à divulgação e ao incentivo do tradicionalismo gaúcho.