A Câmara Municipal de Viamão – CMV realizou, na tarde da última segunda-feira (23), sessão solene, por iniciativa do vereador Prof. Igor Bernardes – PL, em homenagem às forças de segurança pública da cidade e àqueles que contribuem diretamente na estrutura e qualificação dos serviços prestados. Foram homenageados o Ten. Cel. Alexander Duarte, comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar – BPM; a delegada da 1ª Delegacia de Polícia de Viamão, Jeiselaure de Souza; a representante do Ministério Público, promotora Bárbara Pinto e Silva; a juíza Mariana Pacheco; o presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Viamão – Consepro, Leandro Lopes; o Comandante Castro, da Guarda Municipal; e o representante do Registro de Imóveis, Guilherme Pinho.

Também compuseram a Mesa Diretora dos trabalhos, o presidente da Câmara Municipal de Viamão – CMV, André Gutierres – Progressistas, e a Deputada Delegada Nadine – PSDB, que representou a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

“Nosso objetivo é reconhecer a capacidade de gestão das pessoas que estão à frente dos órgãos de segurança no combate à criminalidade, pois não é fácil administrar na escassez de recursos. No 18º BPM, por exemplo, está sendo erguido um prédio para a força tática, uma estrutura que vai perdurar ao longo dos anos, dando mais qualidade e condições para os servidores da segurança pública que lá chegam”, afirmou Prof. Igor.

O proponente da homenagem enfatizou que o trabalho das forças de segurança pública se dá de forma conjunta. “O Poder Executivo contribui, atuando por meio da Guarda Municipal. O Poder Legislativo também oferece auxílio, pois já houve renúncia de recursos financeiros para ajudar na qualificação das estruturas de segurança do 18º BPM, por exemplo”, diz Prof. Igor. O vereador também reconheceu o trabalho do Ministério Público e do Poder Judiciário, além de enaltecer representantes da sociedade civil que se dispõem a contribuir com sua força de trabalho e aporte financeiro.

O presidente do Legislativo, André Gutierres, celebrou os avanços alcançados com a instituição de um Departamento de Segurança Pública na cidade. “Não tenho dúvida de que no futuro teremos a Secretaria de Segurança Pública. Lutamos, desde a legislatura passada, para que a Guarda Municipal tivesse poder de polícia. Viamão era um dos únicos municípios da região metropolitana que não tinha uma Guarda Municipal armada para auxiliar a BM e a Polícia Civil”, pontuou.

REDUÇÃO DA CRIMINALIDADE – O Ten. Cel. Alexander Duarte, comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar – BPM, disse que Viamão já foi considerada a 21ª cidade mais violenta do Brasil, mas que hoje apresenta redução progressiva dos indicadores de criminalidade.

Sobre os crimes violentos letais, o comandante informa que, neste ano, foram registradas 34 mortes, havendo uma redução de 32% em relação ao ano passado. No roubo a pedestre, houve 1005 ocorrências, revelando uma redução de 29% em comparação a 2022. “Houve 189 roubos a veículo, verificando-se uma redução de 27%, e 17 roubos a estabelecimentos comerciais, que foram diminuídos em 63% em relação ao ano passado”, esclarece.

Durante a prestação de contas, a delegada Jeiselaure de Souza informou que segue comprometida com suas metas de trabalho em prol de investigações de qualidade e pela repressão qualificada. “Temos, até a metade do mês, aproximadamente 500 indivíduos presos e mais de 2200 inquéritos no município, sendo que há quase 1800 indiciamentos. Todo o nosso trabalho se dá em parceria com a BM, Guarda Municipal, MP e Judiciário”, enfatizou.

GUARDA MUNICIPAL ARMADA – Em sua manifestação, o Comandante Castro destacou que a Guarda Municipal de Viamão já tem 40 agentes formados, sendo que a expectativa é começar o ano de 2024 com mais 40. “Teremos um efetivo de 80 agentes aptos na cidade para emprego de arma curta e longa, pois estamos em processo de formação para que tenhamos uma Guarda Municipal armada. Além disso, também estamos adquirindo viaturas para trabalhar na prevenção. Foram muitas evoluções, sendo que hoje estamos em um Centro Integrado de Segurança”, disse.