Aconteceu na tarde desta quarta-feira (25), no Plenário Tapir Rocha da Câmara Municipal de Viamão – CMV, o evento alusivo a 1ª Semana Municipal do Corretor de Imóveis de Viamão. O presidente da CMV, Luís Armando Corrêa Azambuja – PSDB abriu o evento saudando as autoridades presentes, bem como os vereadores desta casa, que prestigiaram a sessão solene.

A 2ª diretora tesoureira do Conselho Regional de Corretores de Imóveis 3ª Região/RS, Iara Migon, presídio a cerimônia.  Ela destaca que é preciso criar raízes aqui na cidade. “Viamão é uma terra brilhante, ilustre, com turismo marcante, onde pessoas trabalhadoras agregam as mais variadas cadeias, em especial no ramo imobiliário, que é pujante aqui na nossa cidade”, enfatiza.

Para compor a mesa foi chamado o vice-presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do RS (CRECI-RS), Naor Lagoas, o Diretor Secretário do CRECI-RS, Antônio Fernandes, o Tabelião do Cartório de Viamão – RS, Guilherme Pinho Machado e representando a OAB Viamão, Leandro dos Santos Lopes.

O Coordenador da Fiscalização do CRECI – RS, Cléber Costa Santos, palestrou sobre o Combate ao exercício Ilegal e Ética Profissional.

“Atualmente contamos com 11 fiscais que atuam em todo o estado, divididos entre a capital e interior, para combater e inibir toda e qualquer prática ilegal da profissão”, diz o Coordenador da Fiscalização do CRECI- RS.

O Coordenador da TI do CRECI – RS, Deiverson Viegas, falou sobre a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD e seus Impactos na Vida do Corretor de Imóveis. A citada lei dispõe sobre os direitos do titular sobre seus dados pessoais, que visa autorizar o controlador a tratar dos dados pessoais em conformidade com a Lei, a LGPD é fiscalizada pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados – ANPD.

Deiverson orienta que as empresas precisam dispor de boa assessoria externa para fazer sua proteção de dados. “É aconselhável que as empresas tenham uma equipe multidisciplinar de profissionais na área jurídica, na tecnologia em segurança da informação e gestão de processos”.

O Coordenador da TI do CRECI – RS salienta que estes vão auxiliar no desenvolvimento de metodologias para formar avaliações para a prevenção e diagnostico no que diz respeito à proteção de dados.

A Conselheira da Turma Julgadora e do Conselho Fiscal do CRECI- RS, Mila Motta, falou sobre a Ética no Ambiente Imobiliário. Ela salienta que todos os profissionais precisam cuidar da sua imagem pessoal, que vai desde postagens nas redes sociais até anúncios que devem ser críveis com o que é anunciado. Além disso, Mila expõe que os corretores de imóveis se moldaram e mudaram com os anos.

Ela frisou também que ter ética configura em ambiente seguro e melhor para o bom desempenho da profissão.

“A ética é de suma importância, por isso é um assunto me move, porque a ética é o deve nos guiar sempre. Ter ético, trabalhar com ética é desenvolver boas relações interpessoais, seja com colegas e clientes, somos honestos e leais, criamos mais respeito e pontes de solidariedade”, finaliza.

Sandra Mara Camargo, que é Conselheira Federal e Vice-Presidente Adjunta de Integração de Parcerias e Benefícios, falou sobre o Clube de Benefícios. O Clube foi criado para viabilizar melhores condições e descontos em serviços e produtos que contribuem com a atividade profissional.

“Esta é uma parceria voluntária, onde não há custo para o CRECI-RS e os profissionais que tem direito ao benefício. A gente pede que todos os corretores para trazer suas vontades que eu vou buscar as melhores parcerias com as empresas. Então, o clube de benefícios foi mais uma iniciativa para contribuir com o fortalecimento e valorização da profissão de corretor de imóveis”, diz.

Segundo dados apresentados pela Conselheira Federal e Vice- Presidente Adjunta de Integração de Parcerias, o Clube conta com 354 parceiros ativos, 354 empresas publicadas, 395 corretores atuante em Viamão e são 13 empresas parceiras em Viamão.

LEI MUNICIPAL

Foi sancionada a Lei Municipal nº 5.074/2021, que institui no Calendário Oficial de Eventos e Comemorativos de Viamão, a Semana Municipal do Corretor de Imóveis. O projeto de lei 90/2021, de autoria do presidente Luís Armando Corrêa Azambuja-PSDB, que originou a referida lei, foi aprovado no último dia 12 pela Câmara Municipal de Viamão – CMV.

A Semana Municipal de do Corretor de Imóveis, será comemorada, anualmente, na semana que incluir o dia 27 de agosto.

A Semana Municipal do Corretor de Imóveis terá como principal objetivo, de promover eventos, encontros, debates, reuniões, com manifestações de valorização do papel do profissional corretor de imóveis. “A profissão é fundamental nas políticas públicas do desenvolvimento urbanístico e social de Viamão”, pontua o presidente da CMV.

O vice-presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do RS (CRECI-RS), Naor Lagoas manifestou-se sobre a importância da representatividade das mulheres dentro do CRECI-RS, enfatiza que as profissionais acrescem dentro da entidade. Além disso, salientou a valorização ética entre os profissionais do mercado imobiliários.

Foto: Natássia Ferreira

Na próxima sexta-feira (27), das 16 às 18h, acontece o segundo dia de comemoração.

16 h – DOCUMENTAÇÃO IMOBILIÁRIA

CONVIDADO: DR. GUILHERME PINHO MACHADO, OFICIAL REGISTRADO E TABELIÃO DO CARTÓRIO DE VIAMÃO/RS.

16h30min – TEMAS LIVRES

17 h – HOMENAGENS E ENCERRAMENTO

CONVIDADO: MARCIO BINS ELY E DIRETORIA, PRESIDENTE DO CRECI-RS.

Foto: Natássia Ferreira | Fernando Almeida Rodrigues – Vice-Presidente Adjunto do Moto Clube
Foto: Natássia Ferreira | Maria Aparecida – Patroa Armada Grande e Anildo Lamaison – DTG Corretores da Tradição do CRECI – RS
Foto: Natássia Ferreira