O presidente da Câmara de Viamão – CMV, vereador Armando Azambuja – PSDB, manifestou que Viamão, através do consórcio dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre – Granpal, planeja comprar 200 mil doses do imunizante russo Sputnik V.

De acordo com o vereador Armando, após ter recebido e aprovado a documentação da Prefeitura de Viamão, processo liderado pelo prefeito e secretário da saúde, Valdir Bonatto – PSDB, a Granpal encaminhará as propostas aos representantes da farmacêutica TMT Globalpharm Ltda, empresa que distribui a Sputnik V no Brasil.

As tratativas para a aquisição própria de imunizantes, enfatiza Armando, vêm sendo lideradas pela Granpal, Federação das Associações de Municípios do RS – Famurs e Associação Gaúcha de Consórcios Públicos – Agconp, com o apoio da Assembleia Legislativa.

De acordo com o vereador Armando Azambuja, além da Sputnik V, o grupo da Granpal também esteve recentemente no Instituto Butantan, onde sinalizou a compra de três milhões de doses da CoronaVac, cuja entrega está prevista para o mês de setembro.